15/03/2024

Les Franval - Destination Desertas

Aventura em Portugal


Há muito procurado, este álbum chegou-me finalmente às mãos. Se são muitas as criações estrangeiras com referências ao nosso país, algumas das quais já referidas aqui no blog em Portugal aos QuadradinhosPortugal aos Quadradinhos II ou, mais especificamente em O Porto aos Quadradinhossão mais raras as que têm Portugal como cenário absoluto. É o caso desta quarta aventura da família Franval, cujos cenários se dividem entre Lisboa, Estoril, Funchal e a Deserta Grande que surge no título e onde se dá o desfecho.

Estreada em 1963 na revista Tintin belga, na altura intitulada apenas Marc Franval, esta série era assinada por Édouard Aidans e Jacques Acar, tendo este rapidamente dado lugar a Yves Duval. Marc Hardy viria a substituir parcialmente o desenhador original nos últimos episódios.

Assumindo mais tarde o título que a tornou famosa, Les Franval, com o protagonismo entregue a Marc, o pai, mas com a companhia regular de Cathy, a mãe e Didi, o filho pré-adolescente, a série, com um percursor tom ecológico assinalável, narra as aventuras de um cineasta-documentarista que se vê frequentemente envolvido em aventuras nos locais onde vai filmar, um pouco por todo o planeta

No caso de Destination Desertas, publicada pela primeira vez em 1967 na Tintin, e em álbum no ano seguinte, os Franval chegam a Lisboa para passarem uns dias de férias com uma amiga de Cathy, mas o marido, perito em arte, acaba por arrastar todos para uma perigosa busca por quadros perdidos, da autoria de Nuno Gonçalves, nos quais seria possível encontrar indícios que, uma vez reunidos, indicariam a localização de um antigo tesouro.

Aventura genuína, com os protagonistas a terem de se haver com uma dupla de gangsters americanos, narrada em bom ritmo e traço competente, mostra alguns lugares típicos portugueses, que hoje surgem como curiosidade datada, dados os mais de 50 anos que passarem desde então, mas que revelam pesquisa por parte dos autores. A Torre de Belém (que também surge na capa), os Jerónimos, Alfama ou a antiga praça de touros do Campo Pequeno - em que Marc tem mesmo participação numa tourada! - são alguns dos locais que surgem nas páginas do álbum, de forma natural.

Os Franval estrearam em Portugal na Nau Catrineta #177, em Maio de 1967, tendo depois passado pelas páginas da Tintin, Pisca-Pisca e Mundo de Aventuras mas, curiosamente, Destination Desertas nunca teve edição nacional.


Les Franval: Destination Desertas
Yves Duval (argumento)
Edouard Aidans (desenho)
Éditions du Lombard
Bélgica, 1981
215 x 295 mm, 48 p., cor, capa dura

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...