Ric Hochet a cinco tempos
Ric
Remix é um puro exercício de estilo.
O
seu autor, DJ Vandermeulen, partiu de vinhetas dos muitos álbuns que Tibet e Duchateau criaram com as aventuras do jornalista-detective Ric Hochet, para mostrar a (inusitada) violência existente na série, num
exercício curioso e, na verdade, desafiante, de decomposição e
recomposição dos originais.
A sua ordenação, em cinco capítulos, mostra Ric vítima de golpes primeiro, depois como lhes responde, num terceiro momento, surge a vingança do herói, que acaba ultrapassada por um volte face da situação que, finalmente, desemboca na morte, sucessiva, uma e outra vez de Ric Hochet. Ou não, porque os heróis nunca morrem.
Umas vezes soltas, outra parecendo ser uma sucessão de imagens, assim concebidas nesta reordenação das vinhetas, permitem de alguma forma redescobrir a essência das aventuras do jornalista.
Especialmente para os seus admiradores - entre os quais me incluo - Ric Remix oferece ainda o desafio de cada um tentar descobrir de que álbum foi extraída cada uma das imagens. Eu, confesso, reconheci um bom numero delas...
Uma nota final para as duas vinhetas utilizados assim como que a modos de prefácio e posfácio e que servem de evocação e homenagem ao humor das histórias do jornalista.
Ric
Remix
A
Tibet and A. P. Duchateau Story remixed by DJ Vandermeulen
Le
Lombard
Bélgica,
2012
222
x 295
mm, 48
p., cor, capa dura
17,45
€
(imagens disponibilizadas pela Le Lombard; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário