Setembro de 2011
Saída de Emergência
David Soares (argumento), Jorge Coelho, João Maio Pinto, André Coelho, Daniel da Silva e Richard Câmara (desenho)
É de Noite Que Faço as Perguntas é uma história que parte da cronologia e dos factos históricos pertencentes ao período da primeira república portuguesa para se apresentar como uma poderosa observação sobre a vida, a política e o modo como ambas se influenciam.
Mergulhado num regime autocrático, de natureza indefinida, em meados do século XX, um pai tenta recuperar o filho, caído no seio do partido, escrevendo-lhe as memórias que experimentou nos anos da primeira república: tempo em que o ideal de cidadania era a participação activa e não o recolhimento sob o jugo ditatorial.
Escrito por David Soares e desenhado por Jorge Coelho, João Maio Pinto, André Coelho, Daniel Silvestre da Silva e Richard Câmara, É de Noite Que Faço as Perguntas é, em simultâneo, um poético fresco de época, um ensaio filosófico pungente e uma banda desenhada ímpar.
ASA
LUCKY LUKE – NA PISTA DOS DALTON
Goscinny (argumento) e Morris (desenho)
Uma vez mais os Dalton fugiram da prisão e, mais uma vez, Lucky Luke é obrigado a persegui-los.
Até aqui nada de novo. Só que desta vez o cowboy vai contar com a preciosa “ajuda” de um cão polícia particularmente idiota – Rantanplan. Mas quem não vai suportar as parvoíces deste novo ajudante é o cavalo de Lucky Luke, o inteligente Jolly Jumper, o que vai proporcionar hilariantes diálogos entre estes dois animais!
YU-GI-OH! 7 – “MONSTER WORLD”
Kasuki Takahashi (argumento e desenho)
Este é o último volume do 1º ciclo.
Quando Yugi e os seus amigos entraram numa aventura no RPG “monster world”, não perceberam quanto tempo ia demorar – talvez até o resto das suas vidas! Ryo Bakura, o mestre do jogo, quer usar o poder do anel do milénio para trancar, para sempre, as almas de Yugi, Jonouchi, Anzu e Honda dentro das miniaturas de “monster world”. Agora, com dados de 10 faces na mão, Yugi e o Yugi negro têm de se bater ao longo da aventura comandada por Bakura e derrotar o mestre negro Zorc... Ou morrer a tentar fazê-lo!
ASTÉRIX - TUDO SOBRE PANORAMIX
Na aldeia de Astérix, povoada de crianças crescidas que só pensam na pândega, em encher a barriga e em zaragatas, era necessária uma figura paternal, alguém cuja sapiência a comunidade reconhecesse para evitar que esta se afundasse numa alegre, mas verdadeira, anarquia.
Este papel cabe muito naturalmente a Panoramix, o venerável druida da “aldeia dos loucos”, detentor da sabedoria e, acima de tudo, do segredo da poção mágica que confere uma força sobre-humana.
Personagem essencial, salva os Irredutíveis Gauleses de uma série de situações complicadas, enquanto as suas numerosas poções permitem aos autores de Astérix as mais loucas invenções ao nível do argumento e dos desenhos. Não há dúvida: a tradição druídica encontra em Panoramix o seu mais ilustre e brilhante representante!
ASTÉRIX - TUDO SOBRE OS ROMANOS I
Estes romanos são loucos! Tão célebre como o refrão de uma canção popular, esta afirmação proferida em todos os álbuns exprime na perfeição a triste sorte dos legionários de Júlio César nas Aventuras de Astérix.
Infelizes protagonistas de uma História algo singular, suportam repetidos ataques de invulneráveis gauleses, os quais ridicularizam com valentes tabefes a lendária grandeza de Roma.
Qui bene amat, bene castigat, declararia Três Pernas. Quem bem ama, bem castiga, e Obélix é o primeiro a ficar desesperado quando as guarnições escasseiam. Porque, no fundo, em Astérix, nada seria mais louco do que um mundo sem Romanos, por Tutatis!
ASTÉRIX – TUDO SOBRE PEPE
Pepe, o rapazinho ibero, é irresistível. Corajoso e cativante, tem alma de Irredutível. No entanto, com ele, a vida na Aldeia rapidamente se torna sufocante, no sentido literal do termo!
Tudo isto por causa da sua técnica (imparável!) para fazer com que cedam a todos os seus caprichos: retém a respiração até ficar vermelho como um tomate! Primeira criança a ter um papel principal nas Aventuras de Astérix, Pepe deixa marcas. Não tendo medo de ninguém, nem sequer do próprio Júlio César, exibe com salero o espírito de resistência de Astérix perante o invasor romano. Quando o entrega aos bons cuidados de Obélix, Matasétix não está longe da verdade ao dizer-lhe: “Esta criança é sagrada.” Mas isto foi antes deste miúdo traquina e voluntarioso lhe fazer saltar a tampa… ¡Olé!
JÚLIA & ROEM
Enki Bilal (argumento e desenho)
“Há lugares assim, onde a terra e o céu se falam; Sei mesmo, ouso dizê-lo, em que língua falam. As nuvens e o solo trocam as suas matérias, misturam as suas partículas, abrem e reciclam os seus fragmentos de memória. As palavras chovem, invisíveis, formam frases, jogam com os destinos… Este local é um micro-clima que se exprime em Shakespeare… Aqui, céu e terra falam Shakespeare, sei-o porque sou louco.” H. G. Lawrence
Após uma catástrofe climática, num local desconhecido, dois grupos de sobreviventes encontram-se. Um drama de amor acontece…
DRAGON BALL #12 - PICCOLO, O GRANDE REI DO MAL
Akira Toriyama (argumento e desenho)
É o fim de mais um Torneio de Artes Marciais (o Tenka’ Ichi Budokai) mas a festa que assinalaria a final não vai ocorrer. Outrora vencido pelo Tartaruga Genial, Piccolo surge do passado.
Quando Krillin é morto por um monstro com forma de lagarto, Goku vai à procura do culpado e depara-se com o mais terrível inimigo que enfrentou até agora: o malvado Piccolo Daimaoh!
Depois de se ter libertado de séculos de prisão, Piccolo envia grupos de monstros com a missão de encontrar as Bolas de Dragão e destruir quaisquer lutadores de artes marciais que possam opor-se-lhe. Com a sua nuvem voadora destruída, Goku encontra-se perdido no meio da selva onde conhece um improvável novo aliado. Entretanto, Kame-Sen’nin prepara um plano de último recurso para derrotar Piccolo... mas com que custo?
DILBERT - LIBERDADE É SÓ MAIS UMA PALAVRA PARA AS PESSOAS DESCOBRIREM QUE ÉS INCOMPETENTE
Scott Adams (argumento e desenho)
Em Liberdade é só mais uma palavra para as pessoas descobrirem que és incompetente, os fãs encontram mais uma hilariante colecção de tiras do Dilbert, que são tudo menos inúteis. Dilbert está de volta com estratégias de escritório, burocracias, o caos das novas tecnologias e, obviamente, a sua louca equipa de colegas.
TINTIN - CARVÃO NO PORÃO
Hergé (argumento e desenho)
Tintin encontra-se por acaso com o general Alcazar, e descobre que ele está envolvido com um traficante de armas. Mais tarde, fica a saber que o emir do Khemed foi deposto graças aos aviões vendidos por Alcazar. Tintin decide então partir com Milu e o capitão Haddock para o Médio Oriente com o intuito de investigar toda essa história. Mas o barco em que viajam é atacado por uma esquadrilha de aviões.
TINTIN NO TIBETE
Hergé (argumento e desenho)
Em férias numa estação alpina, Tintin lê num jornal que um avião caiu no Nepal. Nessa noite, Tintin sonha com Tchang, um grande amigo, que pedia socorro. Logo depois, descobre que naquele avião que se dirigia à Europa se encontrava o jovem chinês Tchang.
Tintin, convencido pelo seu sonho que o amigo sobreviveu ao acidente aéreo, parte à sua procura, acompanhado pelo Capitão Haddock.
TINTIN – AS JÓIAS DE CASTAFIORE
Hergé (argumento e desenho)
No começo de As jóias de Castafiore, o capitão Haddock vai fazer uma caminhada e quando regressa ao castelo, recebe uma notícia calamitosa: a célebre Castafiore vem passar uma temporada ao castelo. Como se essa catástrofe não bastasse, o capitão tropeça na escada e torce o pé. Resultado: quinze dias de cadeira de rodas, tendo de aguentar os dotes vocais da diva, as escalas do seu pianista e a agitação permanente que a cantora traz a Moulinsart. Com ela vieram também as suas valiosíssimas jóias, que teme serem alvo dos ladrões. Porque será que coisas estranhas começam a acontecer no castelo?
Booksmile
Scott Pilgrim #4 - Agora é a Sério
Bryan Lee O'Malley
É Verão, mas quem é que consegue relaxar? Sejam de novo bem-vindos ao pesadelo em que a patética vida de Scott Pilgrim se tornou. A sua relação com Ramona Flowers está melhor do que nunca, mas ele ainda tem problemas com outras raparigas e com os sete ex -namorados maléfi cos de Ramona que continuam a querer vê -lo morto. Mas o pior de tudo é que ela quer que ele vá trabalhar!
Scott Pilgrim, vol. 4: Agora com mais pontapés, murros, rock & roll, subespaço, semininjas, pontos de experiência, espadas de samurais e ridículas tentativas para encontrar um emprego decente!
(resumos da responsabilidade das respectivas editoras)