18/02/2011

True grit

Christian Wildgoose (argumento - baseado no romance homónimo de Charles Portis e no argumento cinematográfico dos irmãos Cohen - e desenho)
Paramount (Fevereiro de 2011)

27 p., pb, digital

Apesar de True Grit já ter estreado nos EUA no final de 2010, só há dias é que a Paramount disponibilizou esta banda desenhada inspirada numa das cenas-chave da película dirigida pelos irmãos Cohen, ou seja, a tempo de o promover na maior parte dos países europeus, asiáticos e sul-americanos onde só agora estreia (como aconteceu ontem em Portugal, onde recbeu o título "Indomável").
Embora seja óbvio (e assumido) o intuito promocional da BD, a verdade é que ela funciona bem autonomamente, introduzindo os leitores no universo do filme, em particular dando a conhecer o Marshall Rooster Cogburn (interpretado por Jeff Bridges).
O seu autor é o britânico Christian Wildgoose, que conta que tudo começou quando editou no seu site um sketch da personagem de Bridges, feito após o visionamento do trailler do filme. De alguma forma a imagem chegou às mãos de um responsável da Paramount que o convidou para fazer desenvolver uma BD, partindo do filme.
Agora, estão disponíveis gratuitamente online duas dúzias de pranchas, apenas a preto e branco (e cinzento para realçar os volumes), nas quais Cogburn narra num tribunal como encontrou duas vítimas dos irmãos Wharton e partiu em sua perseguição. O traço de Wildgoose, duro e agreste, revela-se ideal para o tom duro e violento da trama, não se coibindo de mostrar algumas cenas mais fortes, e para retratar o cenário em que ela decorre, deixando sem dúvida o leitor desejoso de conhecer o resto da história…
Para isso, terá que ir ao cinema… ou esperar que Wildgoose seja convidado a desenhar o restante deste western.
O que não impede que este comic, também disponível em versão francesa, esteja nomeado para os Eagle Awards, nas categorias de “Best British Black and White Comic” e “Bets Letterer” (Jim Campbell).



(Versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias de 17 de Fevereiro de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...