26/01/2011

Terceto Fantástico

O Quarteto Fantástico, o mais conhecido super-grupo da banda desenhada, acaba de perder um dos seus membros, mais exactamente Johnny Storm, o Tocha Humana.
A morte, há muito anunciada pela Marvel que fez dela um acontecimento mediático, aconteceu na revista Fantastic Four #587, ontem posta à venda nos EUA. A edição, que chegará no final do mês às lojas especializadas nacionais, onde as encomendas têm sido superiores ao habitual, foi posta à venda um dia mais cedo do que o previsto, dentro de um saco plástico preto, para que ninguém pudesse antecipar qual dos elementos do Quarteto iria falecer. Isso não impediu que a editora, que já garantira que não haverá reimpressões deste número, desvendasse o segredo aos principais órgãos de informação dos Estados Unidos, que ontem deram destaque ao acontecimento.
Criado em 1961 – completará 40 anos em Novembro próximo – por Stan Lee e Jack Kirby, o Quarteto Fantástico, formado por Reed Richards (o sr. Fantástico), a sua esposa Sue Storm (Mulher Invisível), o seu irmão Johnny Storm (Tocha Humana) e Bem Grimm (Coisa), tinha como aspecto distintivo, apesar dos seus poderes, ser uma família com problemas comuns: desentendimentos internos, contas para pagar, etc. Ao longo da sua existência, alguns dos seus elementos foram pontualmente substituídos por outros super-heróis, mas a equipa original voltou sempre a unir-se.
Agora, o futuro está em aberto. Após a conclusão da actual saga “Three”, escrita por Jonathan Hickman e desenhada por Steve Epting, a revista Fantastic Four terá ainda mais um número em Fevereiro, dando lugar a “FF #1”, a lançar em Março, que alguns interpretam como”Future Foundation”, uma referência à fundação que Reed Richards tem vindo a construir. Hickman, que também escreverá “FF”, disse “agora, vamos elevar os outros três e a família em geral e continuar com a história que queremos contar”.
Quanto a Joe Quesada, editor chefe da Marvel, abriu já a porta a um eventual regresso do Tocha Humana,: “Se o Tocha Humana vai regressar ou não, isso é algo que só o tempo poderá dizer. Não sei dizer se ele vai voltar ou quando vai voltar mas posso garantir que, se acontecer, vai ser muito interessante e diferente do que todos esperam”.
E, de certeza, mais um acontecimento mediático para ajudar às vendas da Marvel, que alguns adivinham para o já próximo número 600 da revista, cujo futuro exacto no entanto se desconhece, pois Tom Brevoort, vice-presidente da Marvel disse que o “#588 será o número final de Fantastic Four. Depois disso, ainda não estamos preparados para dizer o que vamos fazer ao certo. Mas não haverá a revista 589”.


(Versão revista e aumentada do texto publicado no JN de 26 de Janeiro de 2011)

4 comentários:

  1. Todas as histórias têm um fim... Nunca pensei é que esse fim fosse devido à morte de um deles D':

    ResponderEliminar
  2. Caro Filipe,
    Obrigado pela visita.
    De qualquer forma este será um fim provisório ou passageiro, não só porque o sr. Fantástico, a Mulher Invisível e o Coisa vão continuar juntos, mas também porque, quanto se fala de super-heróis, já se sabe que a morte é apenas um ponto de passagem para um regresso, mais cedo ou mais tarde...
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Não vale a pena chorar muito porque em breve tudo volta ao normal provavelmente na epoca do novo filme da Fox.

    ResponderEliminar
  4. Sim, Optimus, o que é preciso é vender revistas. Agora com a morte, depois com a ressurreição...!
    Abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...