06/08/2012

Ouro da Casa


















No princípio foi o sucesso – justificado pelo tema e pelo tratamento que lhe foi dado – da trilogia “MSP50” (Maurício de Sousa por 50 artistas), “MSP + 50 – Mauricio de Sousa por Mais 50 Artistas” e “MSP Novos 50 – Mauricio de Sousa por 50 Novos Artistas”, que na sua génese assinalou os 50 anos de carreira do criador da Turma da Mônica, na qual autores brasileiros – novos e consagrados – adaptaram ao seu estilo gráfico e temáticas habituais as personagens e o universo desenvolvido por Maurício de Sousa ao longo de décadas.

Agora, durante a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorre entre 9 e 19 de Agosto de 2012, será lançado “Ouro da casa”, que segue a mesma ideia base, com uma variante: os autores publicados, quase oito dezenas, foram seleccionados no interior da própria Mauricio de Sousa Produções.

A todos, foi dada liberdade para – no espaço de uma ilustração ou uma BD curta – deixarem o traço tradicional de personagens como Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Astronauta, Piteco, Penadinho ou Horácio que utilizam diariamente, para as mostrarem na sua interpretação pessoal.

E isso é o mínimo que se pode dizer das páginas que nas últimas semanas têm sido divulgadas, pois elas revelam talento, criatividade, estilo próprio e uma imensa capacidade  de reinventar de forma conseguida um universo único e (re)conhecido, que acompanha leitores de “quadrinhos” há muitas gerações.

Como cereja no topo do bolo, “Ouro da casa” – uma edição da Panini com 200 páginas, disponível em capa dura ou cartonada - inclui uma história original, escrita e desenhada pelo próprio Maurício de Soisa que, assim regressou – por momentos – à prática da arte que tão bem soube desenvolver e na qual se tornou um marco.




5 comentários:

  1. Todos esse álbuns valem muito! Foi muito bom ver as versões de outros artistas e poder fazer a minha versão também, com certeza o MSP Ouro da Casa será um clássico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leo,
      Este tipo de álbum, para além da justa homenagem - no caso ao Maurício de Sousa - mostram por vezes como a criação original poderia ter sido/evoluído ou a forma como outros criadores gostariam (?) de a ter produzido.
      O que já vi do Ouro da Casa - bem como dos 3 MSP - mostra a universalidade e a enorme dimensão das criações do Maurício...
      Continuação de bom trabalho e boas leituras... da Turma da Mônica e das "outras" turmas!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Caro Willen,
      Sem dúvida, Ouro da Casa é uma excelente edição e uma homenagem sentida.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...