13/08/2012

Tintin e Donald juntos










 

A propósito da recente edição brasileira da revista “Pato Donald” #2409 (Editora Abril), que inclui a história “Bom-Bom Sorriso e o Artista Liberado”, recordo o texto que escrevi no Jornal de Notícias de 7 de Novembro de 2003 intitulado “As aventuras de Donald e… Tintin!?”, a propósito da versão original italiana dessa história.
Imagine leitor que, após comprar uma revista do Pato Donald, ao folheá-la, deparava no seu interior com uma história com... Tintin!
Se isto lhe soa mais a história aos quadradinhos do que a uma hipotética realidade, saiba que está enganado, pois é isso que vai acontecer a muitos milhares de italianos na revista “Topolino” (Mickey) nº 2501, datada de 4 de Novembro de 2003. Ao chegarem à página 159, encontrarão a história “Bum Bum e l’Artista Liberato” e, meia dúzia de páginas de leitura volvidas, depararão com a surpreendente situação atrás descrita.
Esta história, que totaliza 30 páginas, começa quando Donald, o Prof. Pardal e Bum-Bum descobrem um pedido de ajuda... em francês, nas costas de um quadro que cai de uma parede. A consequente investigação acaba por conduzi-los a França, em busca do autor da pintura, um tal Jean Escargot. Lá chegados, os primeiros autóctones que encontram são um jovem de poupa com o seu cão, de seus nomes, Denden e Piciou, em quem, qualquer leitor de BD minimamente atento, reconhece Tintin e Milu, caricaturados ao estilo Disney.
Na continuação da trama, aparecem os gémeos Dipent e Dipend, a bordo de um incontornável Citroen dois cavalos, e conhecem um certo Capitano Hadciuk, que, não por acaso, tem um barco de nome... “Hergé”! Nele está o Professor Doposole, um pato antropomorfizado, à boa maneira Disney. A ajuda oferecida por Denden e pelos seus amigos termina 10 páginas mais à frente quando este é detido pelos gémeos Dipent(d).
A história prossegue apenas com as personagens Disney, para desembocar num final em que se descobre que o pedido de socorro tinha origem na atitude tirana da mulher do pintor.
Por estes motivos, este “Topolino Special Paper Sport”, promete ficar na história das edições Disney em Itália (e não só). Resta saber como reagirá a Foundation Moulinsart, detentora dos direitos da obra e das personagens criadas por Hergé, pouca apreciadora de “brincadeiras” deste género.
O autor da história, como se lê no rodapé da página de abertura da história, num saudável hábito da Disney italiana, é Corrado Mastantuono um desenhador extremamente versátil nascido em Roma. A sua obra tem duas facetas. Por um lado, tem trabalhado nos comics Disney, em especial em histórias de Mickey e nos “Duck Tales”. Por outro lado, usando um surpreendente estilo realista, tem assinado diversas histórias de “Nick Raider” para a famosa editora Bonelli, responsável pela edição, em Itália, de heróis extremamente populares, cujas revistas vendem milhares de exemplares, como “Tex”, “Dylan Dog” ou “Mister No”.

Nota 1: A banda desenhada em causa, também foi editada em Portugal, no "Pato Donald" #107, de Março de 2004, sob o título "O Artista Liberto".


 

6 comentários:

  1. Uma bela homenagem. No Brasil, os personagens ganharam os nomes Tantan, Radoca, Virassol, Dipond e Dipont e Limu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Britto,
      Bem-vindo a As Leituras do Pedro.
      A homenagem é interessante, sem dúvida; surpreendente é a Moulinsart não ter reagido...
      E obrigado pela informação adicional!
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Gosto deste tipo de 'crossovers' :) É muito giro ver autores de Bd homenagearem-se uns aos outros assim desta forma. Davia acontecer mais vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,
      Sem dúvida são sempre curiosos, embora uns mais inspirados que outros.
      E este não deixa de ser muito surpreendente!
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. hello
    Can you tell me where I can buy these magazines??
    Thanks
    Guy from Belgium

    ResponderEliminar
  4. Hello,
    I'm sorry but I can't help you. Try with italian ou brezilian publishers...
    Good readings!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...