02/05/2013

Batmenino & Cascóbin





  
Clássicos do Cinema Turma da Mônica
Flávio T. de Jesus (argumento)
José Aparecido Cavalcante (desenho)
Estúdios Maurício de Sousa
Panini Comics
Brasil, Outubro de 2012
180 x 260 mm, 48 p., cor, brochado, bimestral
R$ 5,50 / 2,50 €


Confesso-me seguidor (ir)regular desta colecção, em especial quando o filme parodiado já adaptava histórias aos quadradinhos, normalmente de super-heróis.
E se o modelo é (re)conhecido e competentemente desenvolvido nas traves mestras em que assenta – transposição de situações dos universos retratados para o da Turma da Mônica, adaptação das características das personagens originais às dos heróis de Maurício de Sousa que as interpretam, recurso ao nonsense, ao gag visual, aos trocadilhos e à metalinguagem habituais nas produções do criador brasileiro – a verdade é que cada novo título constitui geralmente uma leitura agradável e divertida, em especial para quem viu o filme ou, no caso presente, é leitor das banda desenhadas originais.
Este “Batmenino & Cascóbin” – de momento nos quiosques portugueses – não é excepção e, mais do que isso, é certamente uma das sátiras mais conseguidas que a colecção Clássicos do Cinema já apresentou.
Na verdade, subintitulado “O Retorno do Começo do Cavaleirinho das Trevas”, a todos os aspectos já referidas, consegue adicionar um ritmo vivo e uma planificação dinâmica e reunir numa única história muitos dos parceiros e vilões de Batman, recontar – e é recontar mesmo - com recurso aos inevitáveis flashbacks!... – a origem de (quase) todos eles bem como do herói, obrigar este último a vestir grande parte dos trajes que já utilizou na BD e no cinema e a ainda a deslocar-se nas várias versões que o Batmóvel já teve, num conjunto em que merecem nota especial o mordomo Alfretiti, discreto e competente, e o muito louco (!) Loucoringa!

2 comentários:

  1. Anónimo2/5/13 18:03

    Essa edição parece mesmo bastante especial!

    Abraços.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fabiano,
      Dentro do seu objectivo, sem dúvida que esta é uma edição bem conseguida: muito divertida graças à paródia/homenagem que faz ao universo de Batman.

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...