08/07/2013

Central Comics-Com












Após quase 12 anos de existência, o portal Central Comics irá ter o seu primeiro evento com nome próprio nos próximos dias 13 e 14 de Julho no Hard-Club, Porto.

São vários os motivos para todos os fãs de banda desenhada, animação, cinema, TV e Jogos ficarem satisfeito pois vários concursos, actividades e espectáculos terão lugar nesta convenção.

Além disso será o palco dos XI Troféus Central Comics!
Sendo um evento organizado por quem já nos trouxe o Anigamix e Portusaki entre outros, o Central Comics-Con promete ser o mais arrojado de todos salpicando o seu programa com actividades tanto para os fãs da cultura oriental como ocidental. A 2ª Eliminatória Portuguesa para o Euro Cosplay + Concurso Cosplay de Grupo; Concursos de Ilustração, Banda Desenhada, Dança, Cultura Geek; Torneios de TCG, Videojogos; Oficinas; Palestras; Exposições; E não podia faltar a praça de alimentação e zona comercial, sempre com as últimas novidades do mundo do merchandising.

ACTIVIDADES E PROJECÇÕES
Comic-Con Episode IV: A Fan's Hope
Apresentado por Stan Lee e Joss Whedon, e dirigido por Morgan Spurlock, Comic-Con Episode IV: A Fan's Hope explora o fenómeno da San Diego Comic-Con International, que começou como uma convenção obscura de banda desenhada para 500 fãs, e tem crescido em um evento de cultura pop anual que engloba todas as formas de entretenimento, e é assistido por mais de 140 mil pessoas. O filme segue a vida de cinco participantes que se preparam para participar da convenção de 2010, que se caracteriza como "O Festival Geek Supremo".

Collider: Prequelas, MotionComics e Featurettes Exclusivos
Collider conta a história de seis pessoas transportadas para um pós-apocalíptico ano de 2018, onde eles têm que lutar para descobrir como chegaram lá, como sobreviver, e como voltar ao presente.
A história centra-se em um jovem cientista Peter, que sabota CERN laboratórios Hadron Collider quando a sua credibilidade é injustamente destruído. Ao fazer isso ele acidentalmente transporta-se através de um buraco de minhoca para um mundo arruinado por desastres naturais e em guerra com o desconhecido. Ele traz consigo cinco pessoas que "saltou" de diferentes épocas e lugares diferentes, mas cada um tem pistas vitais necessárias para voltar aos seus tempos actuais. Peter continua recebendo flashbacks e uma sensação de deja-vu ligado ao futuro. Se ele estiver certo, então ele tem apenas 36 horas para descobrir uma maneira de chegar ao CERN, reverter o wormhole e evitar o apocalipse, porque quando o tempo se esgote o mesmo acontece com a existência da Terra.

APRESENTAÇÕES E DEBATES
Cerimónia de Entrega dos XI Troféus Central Comics
Os Troféus Central Comics são prémios atribuídos em reconhecimento de êxitos criativos no mercado português de banda desenhada e cartoon, com a particularidade – única em Portugal – da consagração ser conferida por uma entidade privada e segundo as preferências do grande público, resultante de votos on-line dos próprios leitores e profissionais do sector, após pré-selecção por paínel de júri composto por autores de BD e críticos especializados.

A evolução da Banda Desenhada americana desde 1939 e a influencia do quotidiano da sociedade
Nuno Ferreira irá falar como os comics de super-herois se adaptaram ao mundo real desde a sua criação, até aos dias de hoje.
Palestra: Animação 3D e integração em imagem composta, com Fábio Powers
Introdução à animação 3D e como inserir em imagem real.

O videojogo Arkham City será dissecado por Krana e Liberated enquanto jogam no ecrã gigante perante os vossos olhos.

Collider
A produtora BeActive está no Central Comics para falar deste projecto multi-plataforma que funde cinema, banda desenhada, webisodes, motion comics, e aplicação/jogo para smartphones e tablets.
Uma produção portuguesa ambiciosa...

Mural de Arte
Entretém-te a desenhar ou a deixar recados aos teus amigos. São vários metros quadrados para te divertires. Por isso não te esqueças: leva os teus lápis ou canetas!

Karoke
Vem divertir-te e cantar as músicas de que mais gostas. Mesmo que desafines, não faz mal, estás perdoado!

Desfile de Lolitas
O Hard-Club será palco de uma concentração e desfile de lolitas.

Zona Comercial
Não te esqueças de passar na zona comercial para matar a "fome" de banda desenhada ou do merchandise mais espectacular das tuas série favoritas.

Praça de Alimentação
Aqui poderás encontrar ramen com o teu sabor preferido, Pockys, Pop Tarts, bebidas e não só. O Hard Club tem também um restaurante que estará aberto até depois do fecho do evento.

DEMONSTRAÇÕES E OFICINAS
Jogos de Tabuleiro
Entra no mundo dos Jogos de Tabuleiro. Aprende e joga gratuitamente nos mais fantásticos boardgames da actualidade. Não precisas de marcação, basta passar pela nossa zona dedicada, puxar uma cadeira e divertires-te. As demonstrações têm o apoio do Grupo de Boardgamers do Porto.

Oficinas
Narrativa Gráfica para Manga - Entrada Gratuita e sem marcação

Demonstração de dança Memeshikute - Golden Bomber
A equipa do My dear J-rock terá o prazer de animar o evento com esta dança, juntem-se a eles e divirtam-se!

CONCURSOS

CONCURSO BANDA DESENHADA:
Participa no concurso de Banda Desenhada e Tiras Cómicas aberto a todas as idades, sejam os autores “ilustres desconhecidos”, artistas amadores ou profissionais.
O concurso é de tema livre e sem estilo pré-definido. Se tens uma arte estilo comics, mangá, franco-belga, cartunada, alternativa, não interessa. Todos os trabalhos serão expostos.
O vencedor será publicado na revista BANG! da editora Saída de Emergência.

EUROCOSPLAY:
O evento MCM Expo, em Londres, vai ser o berço da grande final do concurso Eurocosplay, e um dos representante portugueses irá sair da eliminatória do Central Comics-Con! Serão dezenas de cosplayers selecionados a partir de vinte e três países da Europa a entrar no palco britânico, ansiosos pela oportunidade de serem coroados campeões europeus no Terceiro Campeonato EuroCosplay.

COSPLAY (GRUPOS):
Iremos ter um segundo concurso de Cosplay dedicado apenas a grupos. Este é menos exigente que o Eurocosplay e é uma oportunidade de te divertires em palco com os teus amigos.
CONCURSO DE DANÇA
Prepara-te para uma das mais animadas actividades do evento. Combina com um amigo(a) ou amigos(as) e encena a mais louca coreografia de dança que conseguires. A inscrição é gratuita e terá de ser feita pelo e-mail geral@centralcomics.com. As únicas regras são: 1. Os grupos terão de ser compostos no mínimo por 2 pessoas, 2. A performance não deverá ter mais do que 3 minutos de duração. 3. A música terá de ser da banda sonora de um filme, série ou animação.
A organização só dará prémio caso haja mais do que 4 equipas a participar. As inscrições terão de ser feitas até ao dia 10 de Julho.

ILUSTRAÇÃO "CAPA IMAGINÁRIA"
O tema da obra é “Capa Imaginaria”; inventa uma capa para uma banda desenhada que não exista.
Desde o desenho e cor, assim como título, logótipo da editora imaginária, e outros elementos naturais de
uma capa.
O vencedor será publicado na revista BANG! da editora Saída de Emergência.


RAMENMANIA
Gostas de Ramen? Achas que és a pessoa mais rapida a devorar uma pratada desta massa tão popular no oriente sem pauzinhos e sem mãos (usando apenas a boca), serás o vencedor. Mas atenção, este será um Ramen muito especial! As inscrições serão feitas durante o evento no balcão assinalado

BD ENCENADA
Tu e mais 2 ou 3 amigos terão de dar voz (e som) à banda desenhada que irá passar no ecrã gigante. Parece fácil? Talvez. Mas divertido será de certeza.
Em breve dizemos mais e revelaremos os regulamentos!

CONCURSOS
APRESENTADOR(A)
Queres apresentar no Central Comics-Con? Tens boa postura, colocação de voz, boa dicção e um à vontade natural para falar em público? Se sim, junta conhecimentos q.b. dos temas abordados no evento e grava um vídeo simulando uma apresentação de uma das nossas actividades (dá uma vista de olhos no nosso site). Damos preferência a vídeos de corpo inteiro.
Iremos fazer um casting final no dia 12 de Julho, ao fim da tarde, por isso convém estares livre nessa altura. O concurso está aberto apenas para maiores de 18 anos. Se fores um ou uma dos(as) seleccionados(as) para o casting final, ganhas pelo menos um bilhete de 1 dia.
Envia o vídeo para geral@centralcomics.com ou coloca na net e manda-nos o link. Participa!

O GEEK MAIS FRACO
Concurso de perguntas rápidas e de resposta imediata em que os geeks testam a sua sabedoria. Se pensas que sabes tudo sobre animação, banda desenhada, videojogos, cinema ou televisão, este concurso é para ti! Seis concorrentes têm de ter as respostas na ponta da língua e encarar o mal-disposto apresentador que fará tudo para mostrar o quão fraco és tu! As inscrições serão feitas durante o evento no balcão assinalado. Adeus!

KARAOKE
Se achas que tens uma voz de anjo, participa no nosso concurso de Karoke. Poderás participar com qualquer estilo de música logo que seja dentro do espírito do evento. Pode ser japonesa, coreana, ou simplesmente pertencer a uma banda sonora de um filme, série de televisão, animação, ou videojogo. Mas primeiro, terás de passar as eliminatórias que serão feitas no palco 3, e só os melhores chegarão à final no palco principal. Se queres cantar uma música especifica, por favor contacta os organizadores pelo e-mail: mydearjrock@gmail.com

HARLEM SHAKE
Junta os teus amigos, faz um vídeo "Harlem Shake" e envia para nós. Poderás vê-lo em ecrã grande, perante uma grande plateia e divertires-te juntamente com desconhecidos. E já sabes, quanto mais "geek" melhor. Segue apenas estes simples regulamentos: 1. O vídeo tem de ser original e não pode ser colocado no youtube antes do evento. 2. Tens de enviar para nós até 10 de Julho para o e-mail, geral@centralcomics.com. Poderás partilhar por wetransfer, Dropbox ou outro método caso seja muito pesado. 3. Envia com a maior resolução possível para podermos passar no ecrã gigante.

TORNEIOS

LEAGUE OF LEGENDS

TRADING CARD GAMES:

MAGIC THE GATHERING

YU-GI-OH!

POKÉMON


VIDEOJOGOS:

Torneios XL
inscrição - 5€
Prémio - 30% das inscrições + Voucher de 5€ na Loja
O Lobo Mau + Assinatura de 6 meses da revista Bgamer no valor de 30€
Participantes: 8 ou 16

Sábado:
15H - Marvel Vs. Capcom 3 (X-Box 360)
17h - Dragon Ball Z: ultimate Tenkaichi  (X-Box 360)
Domingo:
15h - Injustice: Gods Among Us  (X-Box 360)
17h - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 (X-Box 360)

Torneios S
inscrição - 2€
Prémio - Voucher de 7,5€ na Loja O Lobo Mau
Participantes: 4 ou 8

Sábado:
Sonic & All-Stars Racing Transformed  (X-Box 360)
Dance Dance Revolution (PS2)
Super Mario Kart (Wii)

Domingo:
Super Mario Kart (Wii)
Dance Dance Revolution (PS2)
Guitar Hero 6 (X-Box 360)

Serão sorteadas ofertas entre os vencidos, oferta da loja O LOBO MAU.

Freeplay:
Sábado e Domingo: Das 11h às 12h e das 19h às 20h

E outros jogos sempre disponíveis por 0,50€
Simpsons (NES)
Sonic (Sega Master System)
Jet Set Radio (Dreamcast)
Crazy Taxi (Dreamcast)

MIKADO
És hábil a lidar com pauzinhos? Então concorre ao nosso torneio de Mikado e prova que és o melhor! As inscrições estão limitadas até 8 concorrentes, que serão divididos em dois grupos de 4 jogadores. As inscrições serão feitas durante o evento no balcão assinalado

CONVIDADOS
O Central Comics-Con terá uma série de convidados que irão participar em palestas e debates. Estes são os que já estão confirmados. Em breve noticiamos mais convidados:

André Lima Araújo
Ilustrador e criador de Banda Desenhada, André Araújo foi já convidado para vários títulos soltos da maior editora americana - Marvel Comics - Fantastic Four #5.1AU, X-Treme X-Men #7.1 e #12, FF #21, e Age of Apocalipse #14. A partir de Julho será o desenhador da nova série ongoing Avengers AI. Araújo estará connosco, dia 13 (Sábado) para falar do seu trabalho na Marvel e estará disponível em Sessão de autógrafos.

Nuno Markl
Nuno Markl é um humorista, escritor, locutor de rádio, apresentador de televisão e argumentista. Entrou nas Produções Ficticias em 1995 e a partir daí nunca mais parou. Actualmente podemos vê-lo e/ou ouvi-lo no Programa da Manhã da Rádio Comercial, onde tem a sua rúbrica "O Homem que Mordeu o Cão", na RTP1 como apresentador do "5 para a Meia-Noite" e em multitarefas no Canal Q. Markl estará connosco dia 14, Domingo.

Fábio Powers
Jovem realizador em início de carreira, conhecido Youtuber por ter realizado uma saga de filmes de Pokémon em Live Action.
Uma jornada que começou com 16 anos e concluiu com 21. Para além do audiovisual, tem-se dedicado também à organização de eventos. É o criador e organizador dos eventos Pokéday e Enkai. Está actualmente a tirar Mestrado em Design Multimédia.

Fernanda Figueiredo
Começou a sua carreira como actriz de Teatro mas é nas dobragens de animação onde consegue chegar a muitos milhares de portugueses. Entre os seus mais famosos trabalhos destacam-se as vozes das séries “Os Três Mosqueteiros”,  “Dartacão”, “Os Polegarzinhos”, “Tom Sawyer”,  Abelha Maia”, "Quarteto Fantástico", "Homem de Ferro" e claro está, "Dragon Ball" e "Navegante da Lua". Mais recentemente fez vozes para MAD (a animação do Cartoon Network).

OUTRAS PESSOAS LIGADAS À BANDA DESENHADA E ILUSTRAÇÃO A MARCAR PRESENÇA
Manuel Morgado
(Ilustrador do cartaz)

Carla Rodrigues
(Ilustradora do Cartaz dos Trófeus Central Comics)

Paulo Monteiro
(director do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja)

Filipe Abranches
(autor nomeado para Melhor Obra Curta dos TCC)

Marco Mendes
(autor com tripla nomeação para os TCC: Melhor Arte, Melhor Argumento, Melhor Publicação Nacional)

Pepdelrey
(autor nomeado para Melhor Publicação Técnica nos TCC)

Geraldes Lino
(editor nomeado para Melhor Publicação Independente nos TCC)
… e muitos mais!

PROGRAMA
SÁBADO, 13 de Julho

SALA 1
- Eurocosplay
- Concurso o Geek mais fraco
- Conversa com artista da Marvel ANDRÉ ARAÚJO
- Concurso de Dança
- Desfile Lolitas
- Palestra: Animação 3D e integração em imagem composta, com Fábio Powers
- In(DIE)ground - conversa sobre videojogos indie, com Hugo Santos
- Conversa com a actriz de dobragem: Fernanda Figueiredo
- Palestra: A evolução da Banda Desenhada americana desde 1939 e a influencia do quotidiano da sociedade, com Nuno Ferreira
- Torneio League of Legends

SALA 2
- Oficina: Narrativa Gráfica para Manga
- Projecção de Animes (A definir)
- Projecção das prequelas, motion comic, e featurettes EXCLUSIVOS Central Comics do filme COLLIDER
- Concurso Nacional de Harlem Shake

Sala 3
- Torneios de Videojogos

PALCO 3
- Karaoke (Livre)
- Concurso de Desenho: J-rocker

MAINFLOOR
- Sessão de Autógrafos:
Com autor(a) da revista Banzai (a revelar)
André Araújo
- Demonstração e freeplay de Jogos de Tabuleiro
- Torneio de Magic Magic The Gathering
- Torneio de Mikado

DOMINGO, 14 de Julho

SALA 1
- Cosplay em Grupo
- Cerimónia de Entrega dos XI Troféus Central Comics
- Quiz Musical
- Apresentações de Projectos
- Final do Concurso de Karaoke
- Concurso BD Encenada
- Palestra com Nuno Markl + Sessão de Autógrafos
- Sessão de Autógrafos com autor(a) da revista Banzai (a revelar)
- Demonstração de Dança - Memeshikute
- Torneio League of Legends

SALA 2
- Projecção do filme: "Comic-Con Episode IV: A Fan's Hope
- Projecção de Animes (A definir)
- Arkham City (live let's play) com Krana e Liberated

SALA 3
- Torneios de Videojogos

PALCO 3
- Karaoke (Livre)
- Eliminatórias do Concurso de Karaoke

MAINFLOOR
- Sessão de Autógrafos:
Autor(a) da revista Banzai (a revelar)
Nuno Markl
- Oficina de Ilustração
- Revisão de Portefólios Manga, pela Ncreatures
- Demonstração e freeplay de Jogos de Tabuleiro
- Torneio de Yu-Gi-Oh
- Torneio de Pokémon
- Concurso Ramenmania
Durante todo o horário:
- Zona Comercial
- Zona de Restauração
- Exposição da Banda Desenhada a Concurso
- Exposição de Ilustração a Concurso
- Mural de Arte


(Texto da responsabilidade da organização)

5 comentários:

  1. Alô pessoal,
    desde 1940 que eu leio HQ. Aprendi a ler na cartilha do João de Deus. Aquela da Iva viu o Ivo. O Ivo viu a uva...Aos 23, recém casado, colecionar HQ era muito caro. Comecei a juntar fascículos ( Raffles ,Nick Carter, Holmes,Vidocc,etc) e revistas de emoções( traduções dos pulps) brasileiras. Sou o mais velho(79) especialista nesse tipo de literatura popular até 1950. Ganhei o HQMIX 2002 pela revelação de Zé Caipora de Agostini como a 1a HQ mundial de aventura realista (1883).Tenho vários artigos em Congresso INTERCOM sobre HQ. Gostaria de comparecer no Porto , em 2014, se estiver vivo e falante. Avisem, por favor, antecipadamente.

    ResponderEliminar
  2. Além do mais tenho 800 números, em sequência do Globo Juvenil tri semanal da década de 40. Idem,1200 (mil e duzentos) exemplares do Suplemento Juvenil da mesma época. Ouviram falar das páginas centrais coloridas com Jim das Selvas e Flash Gordon. Tarzan. Red Ryder e Príncipe Valente ? Elas estão lá muito bem conservadas e foi nelas que conheci a turma toda. Claro que também Mandrake, Zé Mulambo e muitos outros da "era de ouro" dos quadrinhos. outros toda Broco Piler

    ResponderEliminar
  3. Esqueci...
    Sabe o Zé Carioca ? Começou no O Globo Juvenil semanal, colorido, década de 1940.
    Um abraço para todos.
    Athos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Athos,
      Que colecção invejável! Parabéns!
      E quem sabe se nos vamos conhecer no Porto em 2014!

      Boas leituras!

      Eliminar
  4. Olá.

    Obrigado Athos.
    Vamos ter em conta essa oportunidade. :)

    www.con.centralcomics.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...