17/07/2013

Murena #8 - A vingança das cinzas








Dufaux (argumento)
Delaby (desenho)
ASA
Portugal, Junho de 2013
220 x 295 mm, 56 p., cor, cartonado
16,50 €


Este álbum encerra o 2.º ciclo de Murena (já com o nono tomo da série, primeiro do terceiro arco, nas livrarias) e a palavra que melhor o poderia definir – registo irónico à parte – seria rescaldo.
Decorrendo durante o combate e a extinção do grande incêndio que destruiu grande parte de Roma em 64 d.C. – e que as diversas fontes atribuem a Nero, aos seus inimigos ou aos cristãos e que Dufaux decidiu atribuir a Murena - a narrativa, de certa forma, deixa de lado aqueles que até agora conduziram este soberbo fresco histórico aos quadradinhos – Nero, Murena, Pompeia… - centrando as suas atenções nos efeitos do incêndio e das suas consequências junto dos cidadãos anónimos ou de algumas das personagens secundárias que esvoaçam em redor dos protagonistas.
Isto não implica que, na sombra, não continuem a existir conspirações, uma acesa luta pelo poder, ódios e intrigas, cujos efeitos (mais) nefastos certamente regressarão em força após a pausa que este álbum – que fecha algumas questões, ao mesmo tempo que lança as primeiras pistas para outras - de alguma forma constitui e que realça, novamente, a superior capacidade narrativa da dupla Dufaux/Delaby.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...