06/07/2013

As aventuras mais divertidas da Mônica #1









Maurício de Sousa
Panini Comics/Levoir/JN/DN
Portugal, 30 de Junho de 2013
140 x 195 mm, 90 p., cor, cartonado
4,95 € (mais o preço do jornal)


Não queria deixar de escrever sobre esta edição antes da saída do segundo volume da colecção "As aventuras mais divertidas da Mônica", o que acontecerá amanhã, com o JN e o DN.
Confesso que a leitura deste livrinho me soube a pouco e possivelmente teria feito mais sentido uma edição mais encorpada - com o dobro das páginas? - mais próxima, portanto do modelo seguido pelas colecções Heróis Marvel e Heróis da DC Comics, embora isso pusesse certamente em causa o preço simpático que esta edição tem.
Pessoalmente gostaria também de ter visto uma página de entrada na edição em vez de saltar directamente das páginas de guarda para a primeira prancha da história, até porque penso que o formato “livro” adoptado o justifica.

Graficamente, a par da “falta” de páginas (como é que o livro abre na página 7?!) penso que será o único aspecto a apontar à edição que, apesar de conter apenas quatro histórias (relativamente) longas – “Cada um na sua história”, “Mônica, a menina gorila”, “O gibizinho da Marina” e “Era uma vez um aniversário” (com a participação do António Alfacinha) - assenta numa selecção representativa do traço e do humor característicos da Turma da Mônica, centrada em torno da exploração pela Mônica e os seus amigos de universos – jogos de computador, contos de fadas, literatura fantástica, a própria criação de uma  BD - capaz de seduzir os que já são fãs da turma e também novos leitores.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...