29/07/2013

Geronimo Stilton #10: A estranha máquina dos livros










Geronimo Stilton (texto)
Ennio Bufi (desenho)
Mirka Andolfo (cor)
Planeta Júnior
Portugal, Maio de 2013
225 x 290 mm, 48 p., cor, cartonado
12,90 €


A criação de novos leitores é fundamental para que a banda desenhada tenha futuro.
Se o renascimento da BD Disney no nosso país pode trazer um contributo decisivo neste sentido, outros esforços têm sido feitos nesse sentido.
Um deles, é a edição da versão aos quadradinhos das aventuras de Geronimo Stilton o rato mais famoso da ilha dos roedores, de que acaba de ser lançado (já) o décimo tomo.
No trilho do sucesso das aventuras juvenis – e também da versão animada – as histórias aos quadradinhos, centradas no confronto de Stilton com os Gatos Piratas, que recorrentemente tentam alterar o passado em seu proveito, combinam de forma feliz o tom habitual dos livros com um toque de actualidade e um registo histórico leve mas interessante, que enriquece os relatos sem os tornar enfadonhos ou repetitivos.
Dessa forma, “A estranha máquina dos livros”, tendo como ponto de partida a Feira do Livro de Frankfurt e sempre com os livros como tema central, leva o jornalista e os seus amigos habituais – Patty, Benjamim, Pandora e Esparrela – até à Alemanha de 1455, ao momento em que Guttenberg dá os retoques finais à máquina que o consagrou como inventor da impressão moderna.
Humor, algumas intrigas, surpresas, volte-faces e as tentativas dos Gatos Piratas para levarem a melhor sobre Stilton são os ingredientes base de um relato equilibrado e bem desenvolvido, com tudo para agradar aos leitores para que é direccionado, no qual, a par da invenção da impressão com caracteres móveis também assistimos à invenção de uma certa arte de narrar aos quadradinhos…


2 comentários:

  1. Jorge Fernandes29/7/13 22:16

    Confesso que não conheço os livros. Fico, no entanto, muito satisfeito por ver que já vai no 10º volume. Espero que continue! Tudo o que seja para por os jovens a ler BD é bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge,

      É uma colecção direccionada para crianças e adolescentes, surgida na peugada do sucesso dos livros e da série animada. Está bem conseguida dentro dos objectivos a que se propõe.

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...