08/10/2018

Cuto vol. 1

Uma época única

Possivelmente - e tenho ideia de já o ter escrito - vivemos a melhora das épocas no que à BD diz respeito, já que, a par da produção actual, temos acesso, em magníficas edições, ao melhor - e a mais do que isso - que foi feito nas décadas anteriores: quase 100 anos aos quadradinhos!
Cuto, herói da juventude de muitos dos avôs de hoje, que o descobriram nas páginas espanholas da Chicos ou nas portuguesas de O Mosquito, é um dos exemplos mais recentes.
E que, para além da sua qualidade intrínseca, e da ‘proximidade’ citada, merece destaque pela sua origem espanhola, já que geralmente as reedições (integrais) estão mais vocacionadas para obras norte-americanas ou franco-belgas.
[Embora seja justo recordar que ‘nuestros hermanos’ têm vindo a fazer um bom trabalho nesta área, bastando recordar, por exemplo, os integrais de Torpedo 1936 ou Hombre, que já ‘li’ aqui no blog.]
Criado em 1935 como protagonista de pequenas histórias humorísticas, o Cuto que hoje (re)conhecemos surgiu só em 1940 as páginas da Chicos. Adolescente no início, com o passar dos tempos tornar-se-á um (quase) jovem adulto, idade mais adequada ao seu desempenho de ‘faz-tudo’, de ardina a investigador, de egiptólogo adjunto a aviador, de condutor a exímio utilizador de armas de fogo…
Desenvolvido, quase de certeza, semanalmente, ao correr da escrita e do desenho - ‘Sem Rumo’ (título de uma das suas primeiras aventuras) seria uma descrição feliz - facilmente conquistou os seus jovens leitores que na época não tinham outras distracções que as páginas aos quadradinhos, fonte de sonhos e aventuras sem fim.
Se, lidas hoje, encontramos facilmente alguma ingenuidade nas páginas de Cuto, bem como alguns excessos de texto escrito, elas também conservam muito do fascínio da época que foram criadas, em especial o dinamismo e o virtuosismo do traço de Jesus Blasco e o fascínio pela aventura sem limites e pelos destinos exóticos em que decorrem.
A uma edição cuidada - e recomendável - que recupera o preto e branco original e que inclui dois textos introdutórios, um sobre a Chicos, outro sobre Blasco e a sua criatura, pode-se apontar a falta de informação facilmente acessível (na página de introdução de cada uma, por exemplo) sobre as datas de publicação originais das seis histórias nele contidas, bem como a ausência de reproduções de algumas das páginas ou capas originais em que Cuto apareceu (por vezes a cores).
[Como a leitura deste volume coincidiu no tempo com a publicação de uma entrada sobre Cuto no BDBD, fica aqui o link que complementa o acima escrito e permite ver como foi publicado o herói no nosso país.]

Cuto Volume 1
Colección Jesus Blasco
ECC Comics
Espanha, Maio de 2018
225 x 305 mm, 208 p., pb, capa dura
25,00 €

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...