11/10/2018

Joana Afonso: “As histórias de espada e fantasia são as que me dão mais gozo”







O título é Zahna, é o mais recente livro de Joana Afonso, na Polvo, foi lançado na Comic Con e foi o pretexto para a conversa que podem ler já a seguir.

As Leituras do Pedro - ‘Zhána’, ‘Zhaná’ ou ‘Zaihna’?
Joana Afonso - Não sou taxativa, podem dizer como acharem melhor, até eu dou por mim a dizer de diferentes maneiras, mas acho que a que me sai mais é ‘Zana’.

As Leituras do Pedro - Porquê uma mudança temática tão grande, neste salto das tuas habituais narrativas mais intimistas para uma história de espada e fantasia?
Joana Afonso - Eu sempre gostei de desenhar estes temas, arrisco-me a dizer que são os que me dão mais gozo, mas apesar desta história ser de espada e fantasia, considero ainda assim intimista, está lá muito de mim, apesar de por vezes não directamente. A mudança aconteceu porque a história e os personagens começaram a surgir e eu tinha de os pôr cá para fora.

As Leituras do Pedro - És fã do género? Que obras/autores aprecias mais (dentro da ‘espada e feitiçaria’)?
Joana Afonso - Gosto bastante do género, mas é complexa a escolha, já que este tema chega nos mais diversos meios, quer seja em Banda Desenhada, videojogos, livros ou filmes.

As Leituras do Pedro - Quanto de ti há na personagem Zahna?
Joana Afonso - Quase tudo!

As Leituras do Pedro - Que tipo de história querias contar?
Joana Afonso - A que contei

As Leituras do Pedro - Que queres dizer aos teus leitores habituais antes de abrirem Zhana?
Joana Afonso - Que tenham o espírito aberto, e que espero que gostem desta aventura.

As Leituras do Pedro - O final, em aberto, admite uma continuação. Zhana vai regressar… ou para já tens outros projectos?
Joana Afonso - Para já tenho o projecto do Doutoramento, depois dessa poeira assentar toda e tirar umas férias, a ver vamos que projectos vou pegar a seguir, mas admito que se tudo se proporcionar quero muito voltar a este mundo.

(foto retirada da página do Facebook da autora; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...