19/12/2022

O Grão-Duque #1-#3

Confirmação

A leitura deste tríptico em modo ‘integral’ - que é como quem escreve, dos três volumes de seguida, sem interrupções de qualquer ordem - confirma as indicações que o primeiro volume tinha deixado.
Para o mal e para o bem. Embora com este a prevalecer.

E essa prevalência, sublinhada pelas entusiásticas reacções a esta edição ASA/Público que surgiram aqui, no blog, e nas redes sociais, é igualmente a que fica da minha leitura pessoal, embora tivesse gostado de encontrar algo mais neste O Grão-Duque.

Posso até começar por aqui. Como já tinha referido, o desenho de Hugault, revela-se demasiado ‘bonito’ e ‘escorreito’ para uma temática que pedia um traço mais sujo e agreste.

Por isso - ou para isso? - adivinho alguma contenção em Yann - longe do escritor provocatório de outras obras - na abordagem de alguns episódios - tortura, violações, feridos e mortos - geralmente só referidos, mas (quase) sem qualquer expressão visual. Não o refiro por uma doentia necessidade de ‘voyeur’, mas porque seriam perfeitamente lógicos e enquadrados numa temática - a II Guerra Mundial, nos seus estertores na frente russa - que de belo e ligeiro não teve nada.

Isto apenas tem a ver com as minhas expectativas e não invalida um bom trabalho do argumentista. Por um lado, pelo desenrolar da acção nos dois lados do conflito, o russo e o alemão. Depois, pela forma equilibrada como caracteriza uns e outros, sem estereotipar heróis e vilões, mas humanizando os protagonistas de um e outro lado, mesmo que isso signifique encontrar de ambos os lados da contenda, seguidores cegos das respectivas ideologias e quem perante elas se recuse curvar.

E, para além disso, de forma mais subtil, mostre estalinistas e nazis - mais acertadamente, seres humanos em ambos os campos, a aproveitarem a guerra em proveito próprio - a vários níveis, sem isentar ninguém - mesmo que para isso tenham de recorrer a truques baixos, traições pontuais ou ao próprio corpo.

Acima de tudo, Yann consegue manter uma isenção assinalável, mesmo em relação aos protagonistas que deverão conquistar os leitores, fugindo sempre à solução fácil ou à opção que aos nosso olhos parecia mais evidente. Isto proporciona que as surpresas - ou pelo menos os desvios ao facilitismo - se vão multiplicando, num evidente ganho para quem lê.

Mesmo o final - tão feliz quanto possível num contexto que se quer realista - deixa muitas dúvidas… [E com facilidade, com um só pormenor, Yann tê-lo-ia tornado bem melhor, elevando a obra para um outro nível...]

Finalmente, se questionei de alguma forma o desempenho de Hugaul linhas acima, é ele que brilha a grande altura, expondo mais uma vez a sua especialidade: o desenho aeronáutico, com os aviões a surgirem como os verdadeiros protagonistas, estejam em simples descanso ou manutenção nos solos gelados, ou a evoluir graciosa ou furiosamente nos céus, nos combates impiedosos e sem quartel que cobrem grande parte das páginas e parecem ter lugar - realmente - perante os nossos olhos.

Termino com um aplauso para a decisão de editar esta obra em três semanas seguidas - mesmo que o aproximar do final do ano também o propiciasse - porque a leitura ritmada num curto espaço de tempo (15 dias…) - ou de uma só vez, como eu a fiz - são a forma ideal de desfrutar d’O Grão-Duque em pleno.

Como escrevi acima, foi a aproximação possível ao conceito de ‘integral’, no contexto de edição regular com jornal, que, ao nível de livrarias, tem sido posto em prática em Portugal - e muito bem - por outras editoras.


O Grão-Duque #1 As feiticeiras da noite
O Grão-Duque #2 Camarada Lilya
O Grão-Duque #3 Wulf & Lilya
Yann (argumento)
Romain Hugault (desenho e cor)
ASA/Público
Portugal, 9, 16 e 23 de Novembro de 2022
240 x 320 mm, 48 p., cor, capa dura
10,90 € (cada)

(capas disponibilizadas pela parceria ASA/Público; pranchas da edição original francesa disponibilizadas pela editora Paquet; clicar nas imagens para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...