12/10/2023

A Velha Guarda: Histórias através do tempo

Mitologia




Com a leitura das primeiras páginas deste livro, veio-me à memória uma pergunta - lida/ouvida? quando? Onde?… Esta: ‘Serão os deuses imortais?’, mas relativamente a A Velha Guarda, a questão parece inverter-se ‘São os imortais deuses?’.

A resposta é mais simples do que parece: os seus protagonistas, não são deuses, são simples mortais amaldiçoados com a bênção da vida eterna (ou quase). Simples mortais com defeitos, que cometem erros, que amam, sofrem, tentam fazer o bem e (às vezes) falham rotundamente. Ou que aproveitam as benesses da sua maldição, em seu próprio favor - e quem pode apontar-lhes o dedo por isso?

Ou seja, são como todos nós, com a agravante de que eles têm a bênção (?) de poder tentar e falhar uma e outra e outra vez, porque a morte não quer nada com eles.

Terceiro volume de A Velha Guarda, este Histórias através do tempo, como o próprio nome deixa intuir, é uma compilação de histórias curtas, inspiradas, escritas e desenhadas por outros autores - nomes fortes dos comics - que não Greg Rucka e Leandro Fernández - embora estes, os criadores da série, também dêem a sua contribuição.

Estes curtos relatos, de um passado muito longínquo até à actualidade, são de certa forma pequenos contributos para criar quase uma espécie de cronologia mística das tentativas e dos falhanços que ao longo de muitos séculos Andy, Nicky, Joe, Boker e Nile foram vivenciando.

Há, inevitavelmente, histórias mais inspiradas do que outras, há argumentos gráficos mais capazes do que outros, a nossa maior proximidade com cada uma das personagens ou situações irá contribuir também para a forma como as valorizamos mas, se o todo não chega a dar o prazer que os dois tomos anteriores proporcionaram, este conjunto de pequenas histórias funciona para ampliar a mitologia destes mortais que, não sendo deuses, em muitos aspectos parecem ser...


A Velha Guarda: Histórias através do tempo
VVAA
G. Floy
Portugal, Outubro de 2023
180 x 275 mm, 184 p., cor, capa dura
25,00 €

(imagens disponibilizadas pela G. Floy; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...