Tudo, tudo, tudo sobre o criador de Lucky Luke
Catálogo da mostra que Angoulême dedicou a Maurice de Bevere, dito Morris, aquando do seu vigésimo aniversário, em 1993, quando foi concedido ao criador de Lucky Luke um Grande Prémio especial, La face cachée de Morris, se não conta 'tudo, tudo, tudo' sobre ele como reza o sub-título, proporciona um retrato amplo, extenso, assertivo e diversificado sobre o autor.
Organizado por Yvan Delporte, sombra protectora e/ou cúmplice de tantos autores de quadradinhos, este álbum mostra o primeiro desenho de Morris, fala dos seus passos, evoca outras criações do cartoon aos livros infantis, passando pelo cinema de animação e pelas ilustração de novelas românticas, e conta pequenas anedotas de vida antes de entrar em Lucky Luke propriamente dito.
Com textos curtos e incisivos, profusamente ilustrados, é um belo passeio pela série de uma vida, a de Morris, abordada através dos actores e autores caricaturados, as figuras históricas nela representadas, os limites a que a censura obrigou aqui e ali, em especial nos primeiros tempos e aquando da passagem a desenho animado nos puritanos Estados Unidos, as cenas típicas recorrentes, os figurantes padrão, até à cavalgada final, uma e outra vez em direcção ao pôr-do-sol.
Para ler de seguida ou desfrutar aos poucos, aberto ao sabor do acaso, La face cachée de Morris é uma obra muito aconselhável para descobrir, recordar ou confirmar 'tudo, tudo, tudo sobre o criador de Lucky Luke'.
La
face cachée de Morris
Yvan
Delporte
Lucky
Productions
França,
1993
225
x 295 mm, 80 p., cor, capa dura
Edição
não comercial
(imagens carregadas online; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário