Pecadilho de juventude... e veterania
Editado originalmente em álbum em 1979, Go West - não confundir com outro livro de título similar... - é uma parceria entre Derib e Greg que viu a luz do dia nas páginas da revista Tintin belga em 1971-1972. Greg, chefe de redacção e já com um longo currículo bibliográfico tentava descobrir o melhor do jovem desenhador suíço, a dar uns primeiros passos que o conduziriam a Buddy Longway.
Feita de episódios (mais ou menos) autónomos e auto-conclusivos, Go West é mais uma versão da conquista dos espaços selvagens dos Estados Unidos pelos pioneiros vindos do Leste, na sequência da crise a da falta de trabalho que afectava Nova Iorque em meados da década de 1860.
Os 10 episódios, de número de páginas variáveis, que compõe a saga, sempre sob um olhar semi-humorístico, humanista e ligeiro, apropriado aos leitores infanto-juvenis a que se dirigia, abordam uma série de estereótipos expectáveis no género: a partida por razões económicas, os fora-da-lei, as tropelias dos mais novos, os linchamentos, os índios, a cavalaria, a procura de ouro, as dificuldades da viagem...
A sua galeria de base vai sendo alargada ao longo do relato, o que possibilita diferentes protagonistas pontuais sem que haja verdadeiramente 'heróis' fixos, e até torne expectável que, numa eventual continuação, outros pudessem assumir pontualmente a boca de cena e que o passado de alguns fornecesse outras pistas narrativas.
O traço de Derib, inicialmente (de forma natural?) próximo do registo humorístico de Greg, vai aos poucos ganhando autonomia e personalidade, mas desenganem-se os que pensem encontrar em Go West a planificação personalizada que Derib viria a utilizar com mestria no já referido Buddy Longway ou no mais próximo, em termos de destinatários, Yakari.
Go
West
Greg
(argumento)
Derib
(desenho)
Dargaud
225
x 297 mm, 112 p., cor, capa dura
(imagens recolhidas no site BDGest; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário