O pesadelo numa espiral infinita
Autor em alta actualmente, em parte fruto das diversas adaptações animadas das suas obras, que chamaram a atenção para os manga originais, Junji Ito é um dos expoentes do terror na banda desenhada japonesa. Uzumaki, que a Devir acaba de lançar em português na sua muito recomendável colecção tsuru, e cuja adaptação está em exibição na MAX, é uma das suas obras mais emblemáticas, que exemplifica o porquê do sucesso que tem vindo a granjear também no Ocidente.
A história decorre em Kurouzu-cho uma pequena cidade japonesa, junto a um lago, cujos habitantes começam a ser afectados de forma traumática e fatal pelo que parece ser uma maldição associada à visão de espirais.
Ao longo do relato, o fenómeno adquire diversas formas e manifesta-se de de modo diferente, mas o resultado é sempre obsessão, loucura e um desfecho funesto e grotesco. Como elementos condutores dos diversas capítulos em que a maldição se vai apresentando num crescendo, surgem Kirie Goshima e Suichi Saito, dois jovens de Kurouzu-cho que tentam por todos os modos contrariar as consequências do que vai acontecendo à sua volta.
Muito difícil de resultar em BD - como em romance, por exemplo - o terror em Uzumaki provém tanto do clima psicológico, tenso e angustioso que o autor cria, como da violência visceral de algumas das imagens que facilmente provocam desconforto ou incómodo e da crescente noção da impossibilidade de fuga quanto da inevitabilidade do desfecho.
Se num primeiro impacto, o traço de Ito aparenta ser agradável e Kirie surge como uma bela jovem, aos poucos o lado mais caótico e duro da narrativa vem ao de cima, através da deformação dos corpos ou da abominável representação pictórica dos fenómenos que muitas vezes ultrapassa o enquadramento regular das vinhetas explodindo em ilustrações que podem ocupar toda a página.
E de cada vez que pensamos que o horror já atingiu o seu paroxismo, Junji Ito desmente-o com novos e redobrados acessos de terror que nos fazem sentir, como que hipnotizados, tal como os protagonistas do livro, condenados a um pesadelo que se retorce sobre si próprio num movimento circular sem fim.
Uzumaki
Junji
Ito
Devir
Portugal,
Março de 2025
170
x 240 mm, 668
p., pb,
capa mole com sobrecapa
31,99
€
(versão revista do texto publicado na edição online do Jornal de Notícias a 14 de Março de 2025 e na edição em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Devir; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário