15/07/2021

Méga Spirou #26

Mega-leitura





Regresso à Méga Spirou porque há um novo número disponível em alguns dos quiosques e bancas nacionais e porque me parece que é - ou pode ser - uma leitura a um tempo descontraída, interessante e diversificada.


Resumo

A base deste projecto já foi aqui referenciada: dois álbuns completos e cerca de 100 páginas de gags e histórias curtas, maioritariamente humorísticos, que proporcionam um passeio divertido pelo catálogo da Dupuis e por algumas das séries emblemáticas da revista Spirou.


Desenvolvimento

A maior qualidade da Méga Spirou é também o seu maior defeito. Na verdade, o conjunto está muito dependente do interesse - para cada leitor - das duas histórias longas propostas, sabendo para mais que muitas vezes são volumes intermédios de séries em curso.

É o que acontece com Louca, a série futebolística da Dupuis, aqui presente - e também na capa - previsivelmente devido ao Euro 2020 em curso na data de publicação. A história em causa, Les Phoenix, é o quinto dos nove álbuns já publicados desta série adolescente em torno do futebol e se é verdade que pode ser lido sem conhecimento do que até agora aconteceu, isso implicará que algumas dúvidas relativas ao já acontecido fiquem sem resposta…

Quanto à segunda proposta deste número, Le rêve de Sarah, é a primeira história de Les Soeurs Grémillet, uma proposta para leitores infanto-juvenis, com clara influência manga e um desenho muito atractivo de Alessandro Barbucci, que alguns associarão acertadamente às edições Disney italianas, que gira em torno de três irmãs, das mentiras da mãe e dos estranhos sonhos com anémonas que uma delas tem.

Se ambas são propostas competentes e bem conseguidas para o respectivo público-alvo, poderão ser menos interessantes para leitores de escalões etários mais avançados, que possivelmente se reviam melhor nas propostas na revista anterior.


A reter

- A relação qualidade preço: 6,60€ (em Portugal) por quase 200 páginas de BD é de realçar;

- a ingenuidade de Cédric;

- o humor corrosivo de Le petit Spirou;

- a elegância do traço de Crapule;

- o nonsense de Raowl;

- a plêiade de ‘fins’ de Game Over.


Menos conseguido

- A dependência que a revista tem das duas histórias longas propostas;

- o pedantismo de Les Vacheries des Nombrils;

- a previsibilidade de Dad;

- o excesso verborreico de Green Manor.


Méga Spirou #26
Louca #5: Les Phoenix
Bruno Dequier
Les Soeurs Grémillet #1: Le rêve de Sarah
Giovanni Di Gregorio (argumento)
Alessandro Barbucci (desenho)
Histórias curtas de Capitaine Anchois, Cédric, Crapule, Dad, Game Over, Green Manour, Kahl Pörth, Kid Paddle, L’Agent 212, Mélusine, Nelson, Petit Spirou, Raowl, Vacherie des Nombrils e Walter Appleduck
Vvaa
Dupuis
França, 16 de Junho de 2021
205 x 285 mm, 192 p., cor capa cartão, trimestral
6,60 €

(imagens disponibilizadas pela Dupuis; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...