22/12/2021

Diário de uma Quarentena em Risco

Rir...?




Com 2021 a acabar e 2022 a aproximar-se sem que se vislumbrem grandes esperanças, no que à pandemia diz respeito, este Diário de uma Quarentena em Risco deixa um sabor agridoce, pois se é verdade que acrescenta um cunho humorístico a um período complicado, também reforça todos os problemas e limitações por que todos passámos. E passamos.

Surgido quase como exercício de catarse por parte do desenhador Nuno Saraiva - que acredito dispensa apresentações pela actividade multifacetada que tem desenvolvido nas áreas da BD, cartoon, ilustração, publicidade e pintura mural - foi felizmente disponibilizado ao grande público que o foi acompanhando - ou apanhando aqui e ali… - nas redes sociais do autor.

Do fait divers à óptica pessoal, da política ao desporto, da comunicação social ao cidadão comum é um ano (das nossas vidas) que volta a desfilar perante os nossos olhos, com humor, sem dúvida, e uma mordaz sátira social, mas também com desencanto, desilusão e - em muitos casos - já com poucas esperanças de regresso a uma normalidade que já soa quase como utópica.

Em termos da edição, que se apresenta compacta e convidativa, fica o senão do falhanço completo que foi a reprodução dos cartoons em duas páginas contíguas, pois o que funciona no desenho num caderno moleskine que se se consegue abrir de par em par, já não é possível num livro com lombada rígida, perdendo-se em muitos dos desenhos pormenores e/ou partes do texto...


Diário de uma Quarentena em Risco
Nuno Saraiva

PIM! Edições
Portugal, Dezembro de 2021
150 x 205 mm,
240 p., cor, capa cartão
12,90 €

(capa disponibilizada pela PIM! Edições; pranchas do Facebook do autor; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Viva Pedro, foi precisamente o mesmo comentário que fiz quando folhei a edição - lombada colada em brochura com ilustrações em página dupla é um erro crasso. Produzir um livro com cadernos cosidos e lombada redonda não seria, concerteza, muito mais caro? E porque não a utilização de argolas em espiral? Enfim,um mau serviço á ilustração/BD nacional...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...