14/12/2021

Lançamento: As Aventuras de Tim-Tim na América do Norte nas páginas de O Papagaio

(informação e imagem disponibilizada pelo editor; clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão) 

É sabido que Portugal foi o primeiro país não francófono a publicar Tintin e também o primeiro país no mundo a publicá-lo a cores. Isto aconteceu em 1936 e uma edição privada de As Aventuras de Tim-Tim na América do Norte [tal e qual foram publicadas] nas páginas de O Papagaio.

A história da sua publicação naquela revista, a partir do seu número #53 - que pode ser encontrada aqui - foi recentemente (re)contada quer no catálogo Hergé em Portugal, editado a propósito da exposição que está patente - até 10 de Janeiro - na Fundação Calouste Gulbenkian, quer no livro Le Sr Oliveira da Figueira ...& les aventures de Hergé et Tim-Tim ao Portugal.

Mas, uma coisa é saber a história, outra é lê-la como foi editada então, com as cores, supressões, acrescentos e remontagens feitas na redacção da revista portuguesa.

Esta edição privada, já tentada a nível profissional, surge agora sob a forma de um conjunto de excelentes fotocópias encadernadas que, para além da história completa, incluem ainda as capas com Tintin e os anúncios prévios à publicação, bem como a totalidade da tal edição #53 de O Papagaio e notas sobre a tradução. Eventuais interessados poderão contactar Manuel Caldas, (re)conhecido pela edição restaurada de grandes clássicos da BD.


Título: As Aventuras de Tim-Tim na América do Norte nas páginas de O Papagaio
Autor: Hergé
Formato: 210 x 297 mm

Páginas: 154 p., cor

Capa: cartão, com badanas curtas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...