26/12/2021

Prémio Jorge Magalhães para Filipe Melo







O romance gráfico Balada para Sophie valeu ao músico e escritor Filipe Melo o Prémio Jorge Magalhães de Argumento para Banda Desenhada, na sua primeira edição.

[A notícia não é de agora, mas na voragem dos dias As Leituras do Pedro falharam no seu registo. Fica agora a devida correcção.]

Desenhada por Juan Cavia, Balada para Sophie  conta a história de um pianista que passa a vida obcecado por uma rivalidade doentia surgida na sua infância e cultivada apenas por si. Ao longo de meio século, que passa pela II Guerra Mundial ou a explosão do pop, o pianista em causa passa por muitos sucessos e outras tantas frustrações que ao longo do livro vai narrar a uma jornalista que acampou à sua porta até conseguir uma entrevista.

Já publicado em Espanha, França ou Estados Unidos, onde foi considerado uma das obras do ano pelas Bibliotecas Públicas de Nova Iorque, Balada para Sophie , inicialmente publicada pela Tinta da China e actualmente no catálogo da Companhia das Letras, também tinha arrecadado o troféu para Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português, no Amadora BD 2021.

A editora Ala dos Livros, promotora do Prémio Jorge Magalhães, que tem por objectivo dignificar e valorizar o argumento na banda desenhada, anunciou também a atribuição de duas menções honrosas a Paulo J. Mendes por O Penteador (da editora Escorpião Azul) e Ana Pessoa por Desvio (Planeta Tangerina, com desenho de Bernardo P. Carvalho).


O Penteador é uma obra desconcertante e surreal, que ridiculariza de forma divertida e absurda políticos e religiosos, centrada na figura de um penteador de manequins e numa rica galeria de personagens que vivem ao ritmo de almoçaradas e bebedeiras, revelando-se uma lufada de surpresas e boa disposição.


Quanto a Desvio, acompanha um jovem lisboeta, sozinho em casa no mês de Agosto num exercício de introspecção e descoberta, face às incertezas da vida e ao medo de falhar nas escolhas a fazer.


O júri deste prémio, que homenageia Jorge Magalhães, nascido no Porto em 1938, e autor de um sem número de contos e argumentos para BD, foi constituído por Hugo Pinto (divulgador de BD), João Miguel Lameiras (editor, argumentista, produtor e programador do Festival Coimbra BD), Paulo Monteiro (autor, Vice-Presidente do Clube Português de Banda Desenhada e Director do Festival de BD de Beja), Pedro Cleto (jornalista e divulgador de BD), e Maria José Magalhães Pereira, em representação da família.


(texto publicado no Jornal de Notícias de 3 de Dezembro de 2021; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão e nos textos a cor diferente para saber mais sobre as obras)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...