24/01/2022

2021: As escolhas dos leitores - Os resultados

Está a aproximar-se do final o balanço do ano editorial de BD de 2021, aqui em As Leituras do Pedro, que hoje dão voz às preferências dos seus visitantes.

Ao longo dos cerca de 20 dias em que a votação esteve aberta, foram 14 os leitores a expressar a sua opinião. Um ligeiro crescimento em relação a 2020, mas mesmo assim, uma participação bastante limitada. O que não, impede, claro, o meu maior agradecimento aos que perderam algum do seu tempo a reflectir neste espaço as suas escolhas que, para além da simples curiosidade, poderão apontar algumas pistas a quem edita BD no nosso país.

Nas quatro categorias existentes este ano, os votantes indicaram 39 títulos/séries diferentes, num total de 115 votos expressos.

Mas passemos aos resultados.


Melhor obra de autor estrangeiro publicada em Portugal

Foram indicadas 14 obras, de 7 editoras diferentes.

A mais votada foi O Burlão nas Índias (Ala dos Livros; 8 votos), seguido de perto por O Relatório de Brodeck (Ala dos Livros; 7 votos) e por Apesar de tudo (Arte de Autor, 5 votos). As restantes obras recolheram um total de 13 votos.





Melhor obra de autor português publicada em Portugal

Nesta categoria, a votação referenciou 12 títulos, de 10 editoras diferentes. Neles, estão incluídas 3 reedições, o que, sendo discutível, faz algum sentido, uma vez que foram a oportunidade de novos leitores as descobrirem.

Aqui, a escolha foi mais renhida, registando-se um empate entre três títulos: Balada para Sophie (reedição pela Companhia dos Livros), O Corvo V: Inimigos Íntimos (Ala dos Livros), Umbigo do Mundo #1 Alma mãe (A Seita). Cada um destes livros recolheu 3 votos, tendo os restantes 9 referenciados obtido um total de 12 votos.

Uma referência ainda para o facto de Balada para Sophie já ter sido distinguido na votação dos leitores no ano passado, então na edição original da Tinta da China.





Melhor série/colecção completa publicada/terminada em 2021

No que diz respeito a esta categoria, havia onze indicações. Delas, os leitores referiram 9, de 5 editoras diferentes, que recolheram um total de 30 votos.

As preferências da maioria recaíram em Long John Silver (ASA; 8 indicações), seguida de Verões Felizes (Arte de Autor; 6 indicações) e Rio (ASA; 4 indicações). As restantes séries/colecções receberam um total de 12 indicações.



Melhor série em curso no nosso país

Foram 13 as séries, de 6 editoras díspares, propostas pelos participantes, num total de 31 votos. A vencedora, neste âmbito, foi Armazém Central (Arte de Autor; 6 votos); seguida por Blacksad (Ala dos Livros; 4 votos) e por três outras, todas com 3 votos: Spaghetti Bros (Arte de Autor), Tango (Gradiva) e Undertaker (Ala dos Livros). As restantes séries totalizaram 12 votos.





A título de curiosidade, refira-se que a Ala dos Livros foi a editora com mais títulos indicados e votos recebidos (respectivamente 10/33); seguiu-se a Arte de Autor (9/27), a ASA (6/19) e A Seita (5/10). Nesta contabilidade, as co-edições A Seita/Arte de Autor (2/4) foram consideradas à parte.


Esta votação destaca mais uma vez a variedade e qualidade editorial que se regista actualmente no nosso país, bem como a heterogeneidade das preferências dos participantes.


Boas leituras!

(imagens disponibilizadas pelas editoras; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...