25/01/2022

2021: Momentos destacados de um ano atípico

2021 foi (mais) um ano atípico (também) para a BD. Prosseguindo o balanço que está a ser efectuado por As Leituras do Pedro, ficam alguns destaques.


Hergé na Gulbenkian

A exposição (e o momento mais destacado) do ano - pela qualidade e mediatismo. E pelos catálogos.

Com um sucesso merecido e o desejo de que seja a primeira de grandes exposições de BD num local privilegiado.


Festivais de Beja e Amadora

Pelo regresso, em modo presencial, com bons programas e excelentes autores.

Espera-se que para continuarem neste modo, juntamente com aqueles que a pandemia (ainda) impediu em 2021.


Edição

(Mesmo que não muitas), muitas boas.

Seguindo, à nossa dimensão, as tendências de outros países em que a edição é mais relevantes: revisão autoral de heróis clássicos, edições integrais, adaptação de romances literários, reedição de obras fundamentais...

E com o franco-belga, paulatina e gradualmente, a retomar o primeiro lugar nas preferências dos editores - e obviamente dos leitores.


Colecções

Se há área em que os leitores são completistas, é a BD. Independentemente disso, quem começa a comprar uma série, uma colecção, espera poder levá-la até ao fim, para a fruir integralmente. Em 2021, as editoras nacionais completaram 11 séries/colecções, tendo ainda iniciado/dado continuidade a outras 53. Em sentido contrário, apenas 2 foram canceladas.

A desconfiança em relação a estas edições, que durante anos foi apanágio dos mercado nacional de BD, já não tem razão de ser.


Crítica

O número de espaços online dedicados à análise/crítica/recensão de edições de BD, aumentou. Também aumentou, embora de forma mais modesta, a atenção recorrente dada a esta forma narrativa por alguns jornais.

São bons sinais, a consolidar no futuro.


Adeus

2021 obrigou-nos a despedir de nomes marcantes da BD. A nível nacional, registo a partida de João Paulo Cotrim. Ficam as obras, as memórias - e, já, as saudades.


Boas leituras!

(clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados; clicar mas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

7 comentários:

  1. Por falar em colecções, para quando a nova edição das novelas gráficas da Levoir/Público, e a Asa/Público?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As Novelas Gráficas não sei se voltam...
      Uma colecção ASA/Público será certamente mais provável, possivelmente dentro de algumas semanas...
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Boa tarde Pedro. Na sua frase "As Novelas Gráficas não sei se voltam" denoto quase a certeza de um facto consumado. Será impressão minha ou tem conhecimento de constrangimentos inultrapassáveis ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge,
      Facto consumado, não. Mas perante o que aconteceu em 2021 e a situação actual, parece-me que será complicado haver mais alguma colecção Novela Gráfica, pelo menos nos moldes que conhecíamos.
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Triste cenário esse, a confirmarem-se os rumores. Sempre defendi que a Levoir deveria lançar obras fora do âmbito de coleção de venda em banca, mesmo com algum acréscimo no valor final. Menos editoras significam menos títulos no mercado e um, inevitável, atrofiamento do mercado. Esperemos que Levoir saiba e queira dar a volta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Menos editoras significam menos títulos no mercado e um, inevitável, atrofiamento do mercado."
      Uma situação destas - a eventual desistência da Levoir da edição de BD - é sempre de lamentar, embora seja apenas o cumprimento de um ciclo que já teve outros protagonistas ao longo dos anos.
      Mas esse facto também pode representar novas oportunidades para outras editoras, que venham a ocupar esses espaço.

      PS - A Levoir já anunciou a publicação de Rugas, do Paco Roca, no primeiro semestre. Esperemos que seja um bom sinal e o prenúncio da retoma da sua actividade.

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Essa é de facto uma boa notícia, uma vez que a edição de "Rugas" da Bertrand se encontra fora de catálogo desde á anos. E se, realmente, fôr prenúncio de de retoma todos os amantes de BD ficarão a ganhar. Aguardemos....

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...