07/01/2022

2021: As escolhas dos editores – Gradiva

Para complemento do balanço do ano de 2021, no que à BD diz respeito, que o blog As Leituras do Pedro está a efectuar ao longo deste mês, os principais editores nacionais foram desafiados a indicar as suas escolhas e também a anteciparem o ano de 2022.
Hoje, as opiniões de Guilherme Valente, da Gradiva.


As Leituras do Pedro - Quais as três edições próprias mais relevantes que lançaram em 2021?

Gradiva - TODAS! Mas posso destacar uma (difícil ser popular, a única que se vendeu mal, como previa): Gus. E como é o público que, realmente escolhe o que se publica, parámos com esta.


As Leituras do Pedro - Que edições que outras editoras publicaram em Portugal gostavam de ter editado?

Gradiva - Editei o que quis editar. É a vantagem de ser um tipo excêntrico. E nunca invejo o melhor que se faz, agradeço-o, como amante de BD, e faz vender o muito bom que fazemos.


As Leituras do Pedro - Que títulos que vão lançar em 2022?

Gradiva - Vamos prosseguir com O Guardião do Vaticano (já em Janeiro); com Tango - um desenho muito claro; uma sobriedade de texto, que muito aprecio e autonomiza a BD da literatura, por exemplo; e um ambiente que retoma o ambiente e o herói da BD tradicional, o herói solitário, o cavaleiro… navegante que quer estar longe de tudo, realidade que o mundo conturbado de hoje volta a fascinar muitos de nós - e o mar, distância, silêncio e evasão (já fiz eu próprio essa experiência).

A série A Sabedoria dos Mitos, do maior especialista, Luc Ferry, (Apolo, em Fevereiro; Atena em Abril). A série Descobridores, com um muito bem desenhado e escrito Marco Polo, em dois tomos. Alix Senador, absorvente e didáctico, personagem criada pelo grande Jacques Martin.

E faremos mais westerns, só com desenho de grande qualidade e a aventura como… ela era. Westerns mesmo: Lonesome - A Pista do Pregador, já em Fevereiro, e uma elegia ao western: Go West Young Man, várias histórias com vários desenhadores - de antologia, em Novembro. E outros que se seguirão.

E… uma obra-prima, a que os grandes leitores de BD em português ainda não tiveram acesso. Do autor policial Léo Malet - que a Academia Francesa declarou um clássico e integrou - e do singular Tardi: Nestor Burma, detective privado. Na linha de Chandler, Hammet e Spillane, em Fevereiro e Maio e, se houver grandes leitores suficientes para a descobrirem, ao ritmo de um álbum por mês (se não houver, será uma pena e uma grande decepção para mim, que a quero ler em português). Descobrimos uma tradutora “milagrosa” (literária e na competência para traduzir), REGINA GUIMARÃES, quero deixar escrito o nome, porque a tradução do texto de Malet, com o calão dos arrondissements de Paris, é quase impossível.


As Leituras do Pedro - Com as incertezas da pandemia, os problemas ao nível do abastecimento de papel e o aumento de custos, como perspectiva o novo ano editorial?

Gradiva - Com invencível entusiasmo. VIVA A BD!


(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. " (difícil ser popular, a única que se vendeu mal, como previa): Gus"

    Então sabia que ia vender mal e editou mesmo assim Jenial!!

    "E faremos mais westerns"

    É 1 genero que continuarei a não comprar editaram poucos o ano passado,lol
    Vá la só cancelaram uma serie.

    " E como é o público que, realmente escolhe o que se publica, parámos com esta."

    Se fosse verdade ate parece que o publico tem direito a escolher os títulos das editoras para editarem,só a comprar ou não o que editam........

    ResponderEliminar
  2. Muito boa notícia continuarem a editar Tango e O Guardião, duas grandes séries!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...