10/01/2022

2021: O ano em edições

Prosseguindo o balanço de 2021, no que à BD diz respeito, As Leituras do Pedro abordam a questão que, possivelmente mais interessa à maioria dos visitantes deste blog: as edições que tiveram lugar no ano transacto.


Nota prévia

Como sempre - porque serão inevitáveis algumas comparações com outras listagens de espaços similares e as disparidades surgirão - fica a nota que apenas foram consideradas edições com uma efectiva distribuição comercial e também o agradecimento a José de Freitas pela revisão deste levantamento.



Números

Em 2021 foram editadas em Portugal 224 obras em banda desenhada ou sobre banda desenhada - estando incluídas nesta listagem algumas edições, poucas, que são exclusiva ou maioritariamente cartoon.

É o número mais baixo desde 2017, com menos 13 edições que no ano transacto (-5,5%). Dadas as condicionantes que estamos a viver devido à pandemia, talvez fosse de esperar uma quebra mais significativa.

Como nos anos anteriores, ao valor referido poderão ser acrescentadas cerca de meia centena de edições independentes, institucionais ou de autor, bem como quase uma centena de volumes das colecções brasileiras distribuídas em Portugal: Príncipe Valente, Snoopy e Os Herois Mais Poderosos da Marvel. Dessa forma, e apenas a título de curiosidade, chega-se à conclusão que o total de obras em circulação no ano passado se aproximaria das quatro centenas.


Editoras

Em termos de editoras, mantém-se a tendência de crescimento do número daquelas que lançam obras de BD em Portugal. Em 2021 foram 48, mais 10 que no ano anterior.

Existe um grupo de 12 editoras, que lançaram 7 ou mais títulos, que é responsável por quase 80% das edições. As restantes 36 editoras, lançaram todas 3 títulos ou menos.

Destaque negativo vai para as quebras editoriais da G. Floy, Levoir e Salvat. Em sentido contrário, destacam-se especialmente A Seita e a Devir, sendo que esta ocupa um confortável primeiro lugar destacado, a par do renascimento da Polvo.




De fora desta contabilidade - até porque a informação disponível é pouca ou quase nula - estão as reedições/reimpressões levadas a cabo pela mesma editora, sem alterações (nova capa, extras...) em relação à edição original. Será um tópico a merecer maior atenção nos próximos anos.

Em 2021, fica o registo de 4 edições neste tópico - G. Floy (3) e Gradiva (1).


Periodicidade

Em termos de edição, há uma assinalável regularidade no número de lançamentos mensais, excluindo os meses iniciais e Dezembro, geralmente mais fracos, e Outubro em que - devido ao Amadora BD e ao aproximar do final do ano - o valor médio anual duplicou.


Origem

França e Bélgica continuam como principal origem das obras editadas em Portugal, visto que cerca de 41 % das edições foram oriundas de lá.

Portugal surge num interessante segundo lugar, a par do Japão e dos Estados Unidos em termos absolutos. Comparativamente ao ano anterior, Portugal subiu 7 % e o Japão 10 % (este último mais do que duplicando os títulos), sendo que as obras provenientes dos Estados Unidos caíram 17 %.



Listas

Ficam a seguir as listagens completas das obras lançadas no nosso país em 2021.


(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

4 comentários:

  1. António Jorge Coelho11/1/22 10:25

    Que se passa com a Levoir? Tem o catálogo DC para Portugal mas não publica NADA?????

    ResponderEliminar
  2. A Fome, da Editora Cavalo de Ferro não consta nas imagens com as listagens nem as edições da Asa + Asa-Público.
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve necessidade de fazer ajustes ao número de edições, e consequentemente nos gráficos e nas imagens das listagens, tendo uma destas ficado repetida aqui no blog. Já está corrigido.
      Agradeço a leitura atenta.
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. E não esquecer que tanto a levoir como a Devir a nível de comics editaram 0.uma é só Manga e ai im out e a outra era péssima a nível de hcs como 2 comics por edição e preço inflacionadissimo,ou a quebrar gn no geral.
    E a Planeta Manuscrito/de Agostino que pela segunda vez abandona Star Wars (a 1a foi na altura das prequelas 2000 e picos) e Guerra dos Tronos...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...