Repetição
Repetir
uma ideia, não a torna mais forte, mas ajuda a afirmá-la
mais.
Já
escrevi por aqui várias vezes que não tenho os super-heróis como
minha primeira leitura - que cheguei até muito tarde a eles - e que
abomino cronologias complicadas e ressurreições recorrentes. E,
posto isto, reafirmo que Miles Morales é - para mim - muito do que
procuro numa história deste género.
Um relato simples, descontraído, agradável e por vezes até divertido, centrado num adolescente e nos seus problemas ‘normais’: a relação com a família - redimensionada pela chegada de uma irmãzinha -, a camaradagem com os colegas, os (in)sucessos escolares.
E, como cereja no topo do bolo, a forma como os seus poderes - similares aos do Homem-Aranha original - interferem com a sua ‘normalidade’, ao implicarem a necessidade de mentir aos que lhe são mais próximos, as sucessivas faltas escolares para combater super-vilões, a falta de tempo para viver a(s suas duas) vida(s).
É essa a temáticas dos cinco comics originais aqui compilados neste Assunto de família, com tudo a girar entre a investigação de um gang que trafica uma nova droga, a relação com o tio (vilão), o nascimento próximo da irmã e a perda do diário que pode revelar os seus segredos.
Tudo gerido com entusiasmo juvenil, (ir)responsabilidade a rodos, disponibilidade para os outros em detrimento de si próprio e uns quantos super-confrontos - leves e pouco complicados. E um bom ritmo narrativo, com muita acção e diálogos concisos mas certeiros, um desenho (quase sempre) agradável e eficiente qb (dada a quantidade de desenhadores que passam por esta centena de pranchas).
Não é, certamente, uma obra-prima, nem sequer daquelas leituras que me vai ficar na memória mas, ao cumprir o desiderato de me distrair de forma agradável cerca de uma hora, cumpre o seu propósito.
Miles
Morales: Homem-Aranha #3 Assunto de Família
Compila
Miles Mlorales: Spider-Man #11-#15 (EUA, 2019)
Saladin
Ahmed (argumento)
Zé
Carlos, Ig Guara, Javier Garrón, Kevin Libranda, Alitha E. Martinez,
Ray-Anthony Height e Belén Ortega (desenho)
Jay
Leisten (arte-final)
Panini
Comics
Brasil,
Janeiro 2021
170
x 260 mm, 112 p., cor, capa cartão
R$
22,90/9,20 €
(capa disponibilizada pela Panini Comics; pranchas disponibilizadas pela Marvel; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)
Foi melhor que o volume anterior,mas por pouco.
ResponderEliminar