03/01/2022

J. Kendall #144

Ao contrário


Começo o ano - analítico… - com uma das minhas últimas leituras de 2021 e uma das minhas paixões - tranquilas… - da última década e meia: J. Kendall, aliás Julia - ou Júlia na nova vida da criminóloga no Brasil - a criação de Giancarlo Berardi.
Desta vez, trago-a - mais uma (de muitas) vez(es) - a este espaço, devido à inovação presente na segunda das narrativas, em que o caso começa com uma premissa bem original.

Antes, a abrir esta edição dupla da Mythos Editora, temos Na Alegria e na Tristeza, em que, no casamento de um dos membros da SWAT de Garden City, no momento de ‘alguém falar ou calar-se para sempre’, a cerimónia é interrompida, sim, mas com disparos certeiros. Convidada da cerimónia, Julia irá dar o seu melhor para perceber as diversas inconsistências do caso e descobrir as motivações transviadas por detrás do drama.


A vida é um pesadelo, segundo relato deste volume, revela uma das razões para a longevidade de uma série que não ostenta grandes oscilações qualitativas, apesar de contar já quase duas centenas de casos: Berardi, regularmente, (ainda) consegue reinventar-se e reinventar Julia. Desta vez, a criminóloga, com a colaboração do detective particular Leo Baxter, desloca-se a uma pequena cidadezinha que vive dos proventos que o esqui lhe traz na época de inverno. Ao contrário do habitual, Julia e Leo estão lá para perceberem se quem os contratou cometeu realmente o crime que surge recorrentemente nos seus sonhos - nos seus pesadelos, para ser mais assertivo.

Na época estival, num meio pequeno e fechado sobre si mesmo, os dois terão de perceber se a hostilidade latente se deve apenas à sua condição de estranhos - de intrusos coscuvilheiros aos olhos dos locais… - ou se existe algum segredo esconso que a comunidade se esforça por esconder.

De surpresa em surpresa - desde logo na premissa base - esta é mais uma bela criação de Berardi que mergulha no âmago do ser humano, não de forma crítica ou exibicionista, mas apenas para tentar perceber o porquê de comportamentos e decisões que, tantas vezes, fazem da vida… um pesadelo.


J. Kendall As aventuras de uma criminóloga #144
- Na Alegria e na Tristeza
G. Berardi e L. Calza (argumento)
Roberto Zaghi (desenho)
- A vida é um pesadelo
G. Berardi e M. Mantero (argumento)
Antonio Marinetti (desenho)
Mythos Editora
Brasil, Janeiro/Fevereiro de 2020
135 x 180 mm, 256 p., pb, capa mole, bimestral
R$ 24,90 / 8,00 €

(capa disponibilizada pela Mythos Editora; pranchas disponibilizadas pela Sergio Bonelli Editore; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

5 comentários:

  1. Se aparece também preço em euros, será que vão retomar as exportações das (algumas) revistas da Mythos, para Portugal? Será uma das novidades deste ano?
    Quem dera, são os meus desejos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostava, mas infelizmente não há qualquer indicação de que as edições da Mythos voltem a ser distribuídas em Portugal.
      A indicação do preço em euros é meramente indicativa, uma vez que ele continua a figurar nas revistas.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Arsénio Rodrigues13/1/22 10:50

    Se é possível pedir uma dica sobre como comprar estes livros.
    Talvez uma livraria Brasileira que envie para Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Livrarias brasileiras que o façam, não conheço.
      Não sei se é possível encomendar através da Casa da BD, mas no Facebook, o We-R-Comics e o Doidos por BD costumam vender edições da Mythos.
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Arsénio Rodrigues18/1/22 11:23

    Obrigado, vou espreitar esses dois grupos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...