26/04/2022

O Guardião #5 (de #5)

Acção e intriga sob a égide do Vaticano



Durante anos, também pelas vicissitudes de um mercado pequeno, os leitores portugueses de BD temiam apostar em novas séries, pois estas ficavam muitas vezes a meio. Nos anos recentes, este paradigma mudou e são muitas as colecções em publicação regular ou já terminadas. O Guardião - Agente Secreto do Vaticano é o exemplo mais recente, com os seus cinco volumes já editados em português pela Gradiva - e num prazo temporal agradavelmente curto, sensivelmente dois anos.
Banda desenhada clássica de aventuras, apresenta alguns matizes singulares, o primeiro dos quais o facto do protagonista integrar um grupo de elite de homens de acção, criado no interior do Vaticano e conhecido de poucos. A protecção dos segredos da Cúria romana e a intervenção em qualquer lugar do mundo sempre que a situação o exige, são a sua tarefa.

Esta temática relativamente alargada, permite não só explorar a questão (recorrente) das intrigas e dos segredos esconsos no seio da organização católica, mas também abordar questões actuais como a globalização, as alterações climáticas, as organizações financeiras que dominam realmente as sociedades e o crescimento de novas ideologias.

Num argumento sólido, equilibrado e credível no âmbito considerado, Yves Sente consegue igualmente introduzir a manipulação genética levada a cabo pelos nazis e a perseguição aos últimos sobreviventes do III Reich, aproveitando-as para fazer uma ligação ao passado do protagonista, revisitado em diversos saltos temporais que lhe conferem espessura.

Tudo isto é exposto por François Boucq, um dos maiores desenhadores da sua geração, que aqui tem o cuidado de expurgar o seu traço realista dos exageros caricaturais já vistos noutras séries em que se adequam melhor, mas sem perder uma das suas principais qualidades: a expressividade dos rostos e dos corpos dos intervenientes. E, conseguindo um assinalável equilíbrio entre cenários interiores e exteriores - estes um pouco por todo o globo - grandes planos e vistas de conjunto, momentos mais íntimos ou dramáticos e espectaculares cenas de acção, faz com que as quase três centenas de pranchas de O Guardião desfilem perante os nossos olhos em bom ritmo, pautado por diferentes momentos chave e por algumas surpresas que deixam o leitor em suspenso até ao final.


O Guardião #5 A incubadora de Satanás
Yves Sente (argumento)
François Boucq (desenho)
Gradiva
Portugal, Abril de 2022
233 x 313 mm, 72 p., cor, capa dura
16,50€

(versão retocada do texto publicado no Jornal de Notícias online de 15 de Abril de 2022 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Gradiva; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...