06/04/2022

Branco em redor

A dura realidade das histórias verdadeiras


1832. Canterbury, Connecticut, Estados Unidos. Prudence Crandall decide alargar a sua escola para raparigas, a jovens negras.
Branco em Redor, parte deste episódio histórico para traçar um retrato desconfortável de um tempo, uma época e uma postura que tende a repetir-se ciclicamente, mesmo que com outras cambiantes e noutras latitudes.

Convém salientar que isto decorre trinta anos antes da abolição da escravatura em todo o território norte-americano, embora no Norte, onde ela decorre, já tivesse sido abolida. Isso faz com que a narrativa se torne mais estranha e as sucessivas tomadas de posição da comunidade branca local menos compreensíveis, numa escalada que se inicia com um sentimento de desconfiança e acaba por tomar proporções inimagináveis.

Alguns poderão alegar que a violenta revolta levada a cabo um ano antes, por Nat Turner, um ex-escravo que ordenou o massacre de mais de seis dezenas de brancos esclavagistas, ainda pairava no espírito dos cidadãos e agricultores locais, especialmente porque Turner se distinguia dos outros negros por... saber ler e escrever.

É desse pormenor de suma importância, o medo da educação - primeiro das mulheres, depois das mulheres negras... - e da tomada de consciência que ela pode provocar, que Wilfrid Lupano e Stéphane Fert partem para um relato de leitura muito acessível mas estimulante, mais indicado para adolescentes/jovens mas capaz de chegar a um leque abrangente de leitores de várias gerações.

A carga histórica está reduzida ao essencial, embora possa ser aprofundada no posfácio que contextualiza o relato e inclui breves biografias de alguns dos intervenientes. Naturalmente, surge também espelhada na recriação gráfica de época, que assenta num desenho em cor directa, sem delimitação a traço negro, o que o torna especialmente agradável e atraente, numa conseguida combinação de sensibilidade, leveza e expressividade, Isto apesar dos tons predominantemente escuros utilizados, que contribuem de forma decisiva para o registo algo soturno, em linha com a temática abordada, dura e chocante como tantas vezes a realidade é.


Branco em redor
Willfrid Lupano (argumento)
Stéphane Fert (desenho)
Arte de Autor
Portugal, Março de 2022
210 x 285 mm, 144 p., cor, capa dura
27,00

(versão aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias online de 25 de Março de 2022 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...