04/04/2022

Méga Spirou #29

Oportunidade perdida ou...



...ou, espero eu, simplesmente adiada. Porque, subintitular uma revista como Le meilleur des cent ans de Dupuis e depois limitar o seu conteúdo apenas à última década, década e meia (ou pouco mais...) é, no mínimo, enganar os leitores.
Mas, atenção! Isto não invalida que eu aconselhe - e muito! - a compra deste número.

Número que - mesmo sendo um especial anniversaire - segue sem desvios a linha editorial dos anteriores. O que é o mesmo que dizer que reúne tiras , páginas humorísticas ou histórias curtas de diversas séries do catálogo da editora.

Sabendo-se que nisto - como noutras coisas - impera o gosto pessoal, eu continuo absolutamente rendido à forma como Imbattable joga com os limites físicos e o tempo da narração em banda desenhada. E sorrio - umas vezes mais, outras menos... - com Cédric, Game Over, Kid Paddle ou Le Petit Spirou. E ultimamente tenho também saboreado com cada vez maior prazer os contos policiais de Green Manor.

Quanto ao prato forte da Méga Spirou - os dois álbuns completos - confesso que em relação a Frnck senti falta de conhecimento dos (quatro) álbuns anteriores - só tinha lido o primeiro... -e não sei como evoluiu a série até chegar ao momento actual - série essa que, esclareço quem não conhece, narra as aventuras de um adolescente que - porquê? - foi ter à pré-História, onde ainda não eram conhecidas as vogais (o que explica o estranho nome do protagonista...)

Finalmente como cereja no topo do bolo ou mais especificamente neste caso como bolo por baixo da cereja, uma vez que aquele é mais importante do que esta, surge um dos mais notáveis Spirou de autor. Assinado por Émile Bravo, Le journal d'un ingénu tenta - e que bem o faz! - esclarecer o que aconteceu ao pequeno paquete de hotel na década que mediou entre a sua criação por Rob-Vel e a sua explosão como herói maior sob a alçada de Franquin.

Abarcando o período da pré-Segunda Guerra Mundial, Bravo num argumento que tem por pano de fundo os acontecimentos que antecederam a invasão da Polónia pelos nazis, fala-nos da idade formadora, a adolescência e juventude, em que fazemos muitas das escolhas que definem o que somos mais tarde, numa história sensível mas bem-humorada, recheada de referências a Tintin, em que conhecemos o pequeno paquete, ainda a trabalhar enquanto tal no hotel, e descobrimos as primeiras amizades, o primeiro amor, um certo segredo, aquilo que o marcou para a vida.

...história que por si só justifica a compra desta revista.


Méga Spirou #29
Spirou: Le journal d'un ingénu
Émile Bravo
Frnck #5: Cannibales
Olivier Bocquet (argumento)
Brice Cossu (desenho)
Histórias curtas de Agent 212, Cavaliers de l’apocalipse, Cédric, Dad, Cédric, Game Over, Green Manor, Houba gags, Imbattable, Kahl & Pörth, Kid Paddle, Mélusine, Nelson, Le Petit Spirou, Tamara, Walter Appleduck e Les Vacherrie des Nombrils
Vvaa
Dupuis
França, 25 de Março de 2022
Actualmente distribuída nalguns quiosques e bancas nacionais
205 x 285 mm, 192 p., cor capa cartão, trimestral

5,90 € (6,60 € em Portugal)

(imagens disponibilizadas pela Dupuis; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...