Consistência
Tenho
de o escrever: não
me aproximei de After
com
grandes expectativas. Sabia
que era
uma história romântica mas tumultuosa entre jovens estudantes
universitários e foi isso que encontrei, nesta adaptação para
banda desenhada do romance homónimo de Anna Todd,
escritora e influenciadora digital, que também surge como
responsável pela sua nova existência aos quadradinhos
Mas,
tenho também de deixar lavrado: encontrei mais do que isso.
Na verdade, encontrei uma versão autónoma em relação à original, completamente auto-suficiente e consistente no novo suporte narrativo, assente numa boa gestão dos diálogos e numa planificação de contornos tradicionais suficientemente dinâmica, que lhe conferem o ritmo e a legibilidade necessários, para fazerem dela uma leitura ritmada e consistente, contribuindo para este factor também uma boa gestão dos diálogos.
After é uma história romântica actual entre dois jovens estudantes universitários, com todos os estereótipos expectáveis. Ela, Tessa, norte-americana, pacata e recatada, recém-chegada de uma cidadezinha sossegada, onde deixou o namorado; ele, Hardin, inglês, rebelde e insensível para com o (dito) belo sexo, que passa pela sua cama todas as raparigas que consegue.
A chegada de Tessa à universidade, com as muitas festas, os excessos alcoólicos e o sexo fácil, um mundo novo e bem diferente do que conhecia - e até esperava - vão fazê-la questionar tudo que até aí viveu e em que acreditou, em especial a partir do momento que conhece Hardin, com quem rapidamente desenvolve uma relação de atracção/repulsão.
Este é um resumo bastante completo do enredo, claramente direccionado para uma faixa etária (pós-?)adolescente maioritariamente feminina, que, sem ser sexualmente explícito nem apresentar nudez, surpreende um pouco por apresentar uma boa dose de momentos íntimos entre os protagonistas, que de alguma forma o apimenta e torna mais evidente e forte a luta interior de Tessa entre aquilo que (pensa) acredita(r) e o que sente pelo rapaz. Falta - não sei se só na BD ou também no original ou se só chegará na segunda parte da adaptação - um maior aprofundamento das personagens secundárias que poderiam trazer ao relato outras vias.
Para o previsível sucesso junto de uma faixa dos leitores actuais de BD - que é como quem escreve de ‘mangá’ - conta também o traço realista de Pablo Andrés e Javier Aranda - escondidos até às últimas páginas do livro, aparentemente como criadores acessórios? - com significativas influências daquele género, a que acrescentam a vantagem da cor, maioritariamente em tons claros e suaves.
Falta apenas uma referência à edição, que traz um generoso caderno final, que inclui uma ‘declaração de intenções’ da autora, a descrição pelo ilustrador do seu processo criativo, esboços e desenhos preparatórios das personagens e exemplos de como evoluem as páginas, da primeira versão até ao visual definitivo impresso.
After
#1
Anna
Todd (argumento)
Pablo
Andrès e Javier Aranda (desenho)
Editorial
Presença
Portugal,
Fevereiro
de
2023
165
x 230
mm, 192
p., cor, capa cartão
com badanas
16,90
€
(imagens disponibilizadas pela Editorial Presença; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente +ara saber mais sobre o tema destacado)
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