23/02/2023

After #1

Consistência


Tenho de o escrever: não me aproximei de After com grandes expectativas. Sabia que era uma história romântica mas tumultuosa entre jovens estudantes universitários e foi isso que encontrei, nesta adaptação para banda desenhada do romance homónimo de Anna Todd, escritora e influenciadora digital, que também surge como responsável pela sua nova existência aos quadradinhos
Mas, tenho também de deixar lavrado: encontrei mais do que isso.

Na verdade, encontrei uma versão autónoma em relação à original, completamente auto-suficiente e consistente no novo suporte narrativo, assente numa boa gestão dos diálogos e numa planificação de contornos tradicionais suficientemente dinâmica, que lhe conferem o ritmo e a legibilidade necessários, para fazerem dela uma leitura ritmada e consistente, contribuindo para este factor também uma boa gestão dos diálogos.

After é uma história romântica actual entre dois jovens estudantes universitários, com todos os estereótipos expectáveis. Ela, Tessa, norte-americana, pacata e recatada, recém-chegada de uma cidadezinha sossegada, onde deixou o namorado; ele, Hardin, inglês, rebelde e insensível para com o (dito) belo sexo, que passa pela sua cama todas as raparigas que consegue.

A chegada de Tessa à universidade, com as muitas festas, os excessos alcoólicos e o sexo fácil, um mundo novo e bem diferente do que conhecia - e até esperava - vão fazê-la questionar tudo que até aí viveu e em que acreditou, em especial a partir do momento que conhece Hardin, com quem rapidamente desenvolve uma relação de atracção/repulsão.

Este é um resumo bastante completo do enredo, claramente direccionado para uma faixa etária (pós-?)adolescente maioritariamente feminina, que, sem ser sexualmente explícito nem apresentar nudez, surpreende um pouco por apresentar uma boa dose de momentos íntimos entre os protagonistas, que de alguma forma o apimenta e torna mais evidente e forte a luta interior de Tessa entre aquilo que (pensa) acredita(r) e o que sente pelo rapaz. Falta - não sei se só na BD ou também no original ou se só chegará na segunda parte da adaptação - um maior aprofundamento das personagens secundárias que poderiam trazer ao relato outras vias.

Para o previsível sucesso junto de uma faixa dos leitores actuais de BD - que é como quem escreve de ‘mangá’ - conta também o traço realista de Pablo Andrés e Javier Aranda - escondidos até às últimas páginas do livro, aparentemente como criadores acessórios? - com significativas influências daquele género, a que acrescentam a vantagem da cor, maioritariamente em tons claros e suaves.

Falta apenas uma referência à edição, que traz um generoso caderno final, que inclui uma ‘declaração de intenções’ da autora, a descrição pelo ilustrador do seu processo criativo, esboços e desenhos preparatórios das personagens e exemplos de como evoluem as páginas, da primeira versão até ao visual definitivo impresso.


After #1
Anna Todd (argumento)
Pablo Andrès e Javier Aranda (desenho)
Editorial Presença
Portugal, Fevereiro de 2023
165 x 230 mm, 192 p., cor, capa cartão com badanas
16,90

(imagens disponibilizadas pela Editorial Presença; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente +ara saber mais sobre o tema destacado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...