10/02/2023

Uma chama imensa

Por encomenda


Reconheço que o sub-título acima é redutor e até injusto para com o Ricardo Venâncio e o seu trabalho, mas a verdade é que este álbum - como o Agá2.0 do mesmo autor e tantas histórias de localidades que a BD nacional mais clássica e realista nos tem proposto - são obras ‘por encomenda’.
O que não retira responsabilidade ao(s) autore(s) - até pode tornar-se num desafio maior.

Como Ricardo Venâncio explicou em entrevista, na origem de Uma chama imensa esteve uma proposta da Dupuis para uma obra sobre o Benfica, para integrar a Sport Collection.

De temática livre - não obrigava a abordagem mais histórica nem institucional - o autor optou por uma história em ambiente contemporâneo, de entrega e superação, baseada no crescimento - também futebolístico - e na chegada à equipa principal do clube de uma das jovens promessas da formação - como há tantas por esses clubes (portugueses) fora.

Assente na montanha-russa de emoções que são o dia-a-dia de qualquer jovem no limiar da idade adulta, Uma chama imensa acrescenta uma lesão grave quando parecia que todas as portas (finalmente) se abriram, seguida de um interminável rol de problemas: rivalidade com colegas de equipa, quebra da relação coma namorada, até o duvidar de si próprio e do futuro.

A uma história humana, embalada pelo sonho (que comanda a vida...), Venâncio com um traço realista consistente e credível, embora mais à vontade quando a acção (o jogo em si) prevalece, acrescenta a presença de jogadores conhecidos e alguns ‘efeitos especiais’ que reforçam o lado apelativo e mais maravilhoso do jogo de futebol - tanto quanto ainda é possível num meio dominado pelo dinheiro e os negócios pouco claros - apresentando uma narrativa que, tendo indiscutivelmente sido gerada ‘por encomenda’, é completa em si própria e legível - apesar de alguma inevitável previsibilidade - cumprindo assim os dois pressupostos necessários: a satisfação do ‘caderno de encargos’ e a auto-suficiência enquanto obra de BD.

O que não é pouco, reconheça-se - e deixou em mim (alguma) curiosidade em ver como cumpriram (ou não) os autores dos outros álbuns da colecção sobre Barcelona, Lyon, Standard de Liége, Newcastle...


Uma chama imensa
Ricardo Venâncio
A Seita/Comic Heart
Portugal, Outubro de 2022
200 x 260 mm, 72 p., cor, capa dura
17,00 €

(imagens disponibilizadas pela Comic Heart e A Seita; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...