Parker e… Julia
Não tendo nada em comum para lá do argumentista - e que argumentista! - este díptico fez-me lembrar as histórias de Júlia, não pelas tramas em si ,mas pela forma como elas estão construídas - e pela forte carga humana de ambas.
Na primeira narrativa, El magnífico pistolero, um encontro casual revela uma verdade escondida e um encontro com uma lenda do oeste - enquanto evoca a inevitável decadência humana e que até os mitos têm o seu fim.
No segundo, Hogar, dulce hogar, os encontros são mais banais - ou não. A história parece correr lentamente, com várias linhas a convergir para um mesmo ponto, mas sem que durante boa parte do relato nos apercebamos muito bem de qual é a finalidade do que decorre perante os nossos olhos. Na verdade, parece que tudo gira em torno do encontro entre Ken Parker e um velho amigo de infância e, mais tarde, do reencontro de ambos com a mulher que amaram. As diferentes formas de ser, a inconstância de uns, a (in)disponibilidade de outros, vai transformar uma história que podia ser simples e romântica, numa tragédia em vários capítulos que terminará de forma brutal.
Relembro que é aqui que se encerra o longo ciclo do regresso de Ken à casa onde nasceu e ao reencontro com os pais, reencontro breve com pouco dito e muito por dizer, mas que o destino, o acaso ou, no caso, o exército, decidiram abreviar, reenviando o protagonista a calcorrear (de novo) outras paragens.
Ken
Parker #15
Inclui
Ken Parker #29 e #30 (Itália, 1980)
El
magnífico pistolero
Giancarlo
Berardi e
Alfredo Castelli (argumento)
Giovanni
Cianti
(desenho)
Hogar,
dulce hogar
Giancarlo
Berardi
(argumento)
Ivo
Milazzo
(desenho)
ECC
Comics
Espanha,
Outubro
de 2018
140
x 210 mm, 200
p.,
pb, capa fina com badanas
ISBN:
978-84-17549-47-3
9,90
€
(capa disponibilizada pela ECC Comics; clicar nela para a aproveitar em toda a sua extensão)
Sem comentários:
Enviar um comentário