25/08/2025

Lo mejor de las aventuras cortas de Mortadelo y Filémon

Eu, herege, me confesso...


Já herege assumido, junto à lista dos meus pecados o não ser apreciador de Mortadelo y Filémon, a série mais popular de Francisco Ibáñez.
As razões, nas diversas abordagens que tentei, foram sempre as mesmas: o excesso de texto e de difícil leitura devido à balonagem mecânica utilizada e, principalmente, as constantes mudança de forma de Mortadelo que tornam a narrativa cansativa e caótica. Aos meus olhos, pelo menos.
Mas...

Mas, tendo decidido dar nova oportunidade à série, graças a uma oportunidade a bom preço intitulada Lo mejor de las aventuras cortas de Mortadelo y Filémon, pude apreciar os protagonistas no registo que melhor os serve: as histórias curtas, o que me proporcionou muitos sorrisos e mesmo saudáveis gargalhadas. Tendo tido, claro, o cuidado de efectuar a leitura em pequenas doses.

Bela edição da Penguin Libros do país ao lado, conta com comentários de Antonio Guiral, reconhecidamente um dos grandes especialistas espanhóis da BD do seu país, que ajudam a contextualizar e compreender como a série evoluiu - evolução essa parcamente evocada pelas três ilustrações desta página.

Partindo das primeiras narrativas, datadas de 1958, a preto e branco e com apenas uma página e grafismo ainda hesitante, Guiral vai-nos guiando pela evolução da série - acrescento de uma cor, evolução do traço, afirmação das personalidades, alargamento da galeria base de personagens, exploração consequente das 'habilidades' de Mortadelo, aumento do número de páginas, admissão dos protagonistas pela agência T.I.A., num passeio de um quarto de século composto por 84 histórias curtas - das 1198 (!!!) - que Ibáñez assinou.

A originalidade da base, o humor desbragado e sem os (tristes) limites actuais, a repetição de situações recorrentemente com desfechos diferentes e alguns belíssimos achados levam-nos assim para um universo com poucas regras que, como já referi acima, deve ser consumido em doses limitadas e com moderação.


Lo mejor de las aventuras cortas de Mortadelo y Filémon
Francisco Ibáñez
Penguin Libros/Bruguera
Espanha 2018
215 x 305 mm, 240 p., pb/cor, capa dura
26,95

(imagens disponibilizadas pela Penguin Libros; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...