Ainda e sempre
Projecto de um número especial da revista Spirou em 2018, posteriormente recuperado neste formato álbum, Spirou - Défenseur des Droits de l'Homme revelou-se uma agradável surpresa, pela actualidade e pela forma como aborda o tema.
Não o escrevi ainda mas parece-me mais ou menos evidente: neste álbum, alguns dos autores - e dos heróis - da citada revista, ilustram os artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem - na altura para assinalar os seus 70 anos, numa aproximação feita segundo as bases de cada série, com humor e ironia - e aqui ali com alguma decepção - mostrando que então, como há 7 anos quando foram publicadas pela primeira vez, como hoje, ainda há muito para fazer neste capítulo. Atrevo-me até a escrever que, nos dias que correm, perante aquilo a que assistimos quotidianamente, ainda há mais para fazer do que quando a Declaração foi elaborada no pós-Segunda Guerra Mundial...
Nesta colectânea encontramos o Pequeno Spirou e também o 'grande' - este último sob diversas paternidades - mas também outros dos heróis mais emblemáticos da revista, como o Agent 212, Dad, Les enfants de la Résistance. o Marsupilami, Imbattable ou Cédric, bem como alguns convidados especiais provenientes de outras paragens como Oliver Rameau, Cubitus, Lucky Luke e até Blake e Mortimer. Como dito acima, o resultado é bastante interessante e conseguido e faz-nos repensar o que estamos a fazer neste mundo. E com este mundo.
Spirou
- Défenseur des Droits de l'Homme
Vários
autores
(desenho)
Dupuis,
com o apoio das Nations Unies
Bélgica,
2019
218
x 300
mm, 48
p., cor, capa dura
15,95
€
(imagens disponibilizadas pela Dupuis; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)
Sem comentários:
Enviar um comentário