Referências
O caminho parece encontrado, segue-o a série; segue-a quem quiser. Balizada aqui e ali pela série principal, estas aventuras de Ideiafix seguem o seu percurso próprio, destinadas essencialmente aos mais novos e no seguimento da versão animada que estes potencialmente vêem.
Como excepção, surgem as referências evidentes a As aventuras de Astérix, o gaulês, o piscar de olhos a momentos emblemáticos delas, o cruzamento com uma ou outra personagem, são chamadas a quem as conheceu e tentativas de os seduzir.
Neste sexto tomo, para além da presença ocasional e passageira do chefe Matasétix ou do peixeiro Ordenalfabetix, são evocados, de forma mais ou menos óbvia, momentos marcantes de outras aventuras. Em A floresta luz, todos (nós leitores do Astérix original) recordamos a construção de O domínio dos deuses; já em Migalhas e jogos, se paira ao longe a sombra de Ben-hur, a referência mais óbvia é Astérix gladiador, embora seja incontornável - de leituras mais recentes - um elemento presente em A Transitálica.
Curiosamente a história mais marcante, O regresso da borracha, não inclui nenhuma chamada de atenção à série mãe, mas levanta uma questão que parece extemporânea ao humor e à simplicidade que imperam nos argumentos habituais: a vingança pura e dura, sem olhar a meios nem consequências, como motivação a extrema para os que se oponhem aos romanos...
Ideiafix e os Irredutíveis #6 - A floresta luz
Cédric Bacconnier, Matthieu Choquet e Olivier Jean-Marie (argumento)
Jean Bastide (desenho)
ASA
Portugal, Julho de 2025
160 x 200 mm, 72 p., cor, capa cartão com badanas
9,90 €
(imagens disponibilizadas pela ASA; clicar nesta ligação para descobrir mais pranchas ou nas imagens aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário