22/08/2011

Carnet de Bord

1-10 décembre 2001
Lewis Trondheim (argumento e desenho)
L’Association (França, Março de 2002)
140 x 190 mm, 46 p., pb, brochado com badanas

Nascida para distrair e divertir (daí a origem do nome "comics" usado pelos norte-americanos), a banda desenhada ao longo do século e pouco que conta de vida foi-se diversificando, passando, primeiro, à aventura realista, depois enveredando pela ficção-científica, a narrativa histórica, os super-heróis, a crítica social, e, em anos mais recentes, pelo romance desenhado ou as histórias de cariz autobiográfico. E outros caminhos se têm aberto. Há pouco mais de um ano, Étienne Davodeau, com "Rural!" (edição Delcourt), assinava a primeira "grande reportagem" aos quadradinhos; agora, é Lewis Trondheim que propõe a banda desenhada como veículo dos tradicionais textos sobre destinos turísticos.
E fá-lo neste pequeno livro que relata a sua estadia na Ilha de Reunião, onde se deslocou como convidado de um Salão de BD, acontecimento referido apenas de forma pontual no relato.
Este tipo de exercício - quando cumprido de forma honesta pelo autor - tem duas vantagens: permite conhecê-lo melhor e, quando como Trondheim - os desenhos são publicados em "bruto", sem "esquissos preparatórios, sem "tippex" e sem correcções ortográficas" (!) revela pormenores sempre interessantes sobre a sua forma de desenhar.
Claro que Trondheim, mais uma vez, revela o seu mau humor permanente, o seu pessimismo exacerbado e a sua completa (mas passiva) revolta com o mundo, e por isso este livro não tem nenhuma das características dos textos tradicionais sobre viagens.
Por isso, baseado nele, Trondheim nunca será convidado por uma agência de viagens para escrever roteiros turísticos, pois os ganhos em humor (negro q.b.) e subjectividade, seriam insuficientes para compensar a forma como arrasaria qualquer destino...
Tanto é assim que a ideia que nos transmite da Ilha de Reunião, é a de um local cruzado por caminhos agrestes e intransitáveis, banhados por um inclemente sol abrasador que queima todos os milímetros de pele desprotegidos.
Sem dúvida que para o turismo local, e como Trondheim temia no início da viagem, teria sido melhor que o avião explodisse a meio do caminho e "se encontrasse em África onde seria comido por um leão"...!

(Texto publicado no Jornal de Notícias de 2 de Abril de 2002 )

21/08/2011

Selos & Quadradinhos (60)


Stamps & Comics / Timbres & BD (60)

Tema/subject/sujet: Cartoon Network
País/country/pays: Holanda/Netherlands/Pays-Bas
Data de Emissão/Date of issue/date d'émission: 2001

20/08/2011

As Figuras do Pedro (V)

Marvel Spiderman & Friends

Figuras: Spiderman, Spidergirl, Hulk, Cyclope, Wolverine, Iron Man, Silver Surfer, Captain America, Thor, The Thing
Colecção: Marvel Spiderman & Friends
Fabricante/Distribuidor : Mon Desir (Itália)
Ano : 2010
Altura : 4,5 cm
Material: PVC
Preço original: variável
Descrição: brinde de ovos de chocolate
Venda: em caixa com três unidades ou avulso


Pedido: tenho comprado estes ovos de chocolate quase sempre em Espanha, embora pontualmente os tenha encontrado em Portugal. Das 10 figuras existentes, falta-me apenas The Thing e tenho bastantes figures repetidas. Se alguém puder ajudar-me a completar a colecção, agradeço.


PS - Um agradecimento ao Nuno Mata do My Best Toys pela cedência (involuntária) de algumas das imagens aqui apresentadas!

18/08/2011

Homem-Aranha negro e latino

Se há poucas semanas o anúncio da morte do Homem-Aranha mereceu grandes atenções mediáticas, um pouco por todo o mundo, a sua substituição por um negro de origem hispânica não lhe ficou atrás.

Antes de avançar mais, convém esclarecer que esta mudança, no entanto, não diz respeito ao super-herói original, mas sim ao da versão Ultimate, que transpunha a sua origem para os nossos dias. Nela, depois da morte de Peter Parker, desde a passada quarta-feira e do número #4 da revista Ultimate Fallout, o protagonismo está entregue a Miles Morales, descendente de africanos e de latinos.
A sua origem será contada já em Setembro, em Ultimate Comics Spider-Man #1, onde, segundo o argumentista Brian Bendis, surgirá “como um Homem-Aranha do século XXI, um reflexo da cultura e diversidade norte-americanas”. A desenhadora Sara Pichelli foi mais longe, afirmando que “mais cedo ou mais tarde um herói negro ou gay (ou ambos) vai ser algo perfeitamente normal”, mas a Marvel apressou-se a negar aquela opção sexual para Morales, acrescentando que esta ideia estava em cima da mesa desde que Obama foi eleito para a Casa Branca.
Sendo verdade que esta opção permite uma nova e diferente abordagem em termos narrativos – desde logo mostrando o novo Homem-Aranha como vítima de racismo – possivelmente por detrás desta mudança tão radical estarão apenas objectivos de marketing. Que resultaram quando o Homem-Aranha morreu às mãos do Duende Verde, com as vendas da revista a triplicarem, fruto também da mediatização do facto, tal como acontece agora.
Para já, resta aguardar pela reacção dos fãs, sendo certo que Miles Morales poderá conquistar novos leitores junto das comunidades negra e hispânica, uma vez que os quadradinhos norte-americanos (e não só) não têm sido pródigos na entrega de papéis de primeira grandeza a representantes de minorias.
Na verdade, presentes desde os clássicos da BD até ao presente, negros, latinos e outros raramente ultrapassaram papéis secundários, como ajudantes ou contraponto cómico do herói branco, bem parecido e com capacidade de decisão, como no caso de Mandrake, o mágico, que tinha como auxiliar, Lotário, o hercúleo e musculado negro, que até era monarca de uma nação africana!
No campo dos super-heróis, durante anos o companheiro de aventuras do Capitão América (possivelmente o mais americano de todos os super-heróis) foi outro negro, conhecido como Falcão. Blade, o caçador de vampiros, Pantera Negra e Luke Cage também são negros, sendo que a Cat Woman, o Lanterna Verde, Nick Fury, a X-Woman Tempestade e mesmo o Capitão América, o Super-Homem e a Super-Girl, estes num universo paralelo, já tiveram versões negras.
O western é um género em que os exemplos abundam: dois cowboys galantes, Cisco Kid e Jerry Spring, geralmente faziam-se acom-panhar por mexi-canos de nome Pancho, grande perímetro abdominal e o jeito para o disparate, tal como o seu compatriota Chico, ajudante regular de Zagor.

Numa outra criação Bonelli, Tex, o mais antigo western em publicação, em muitas histórias o ranger não dispensa a sombra de Jack Tigre, pele-vermelha como Tonto, o amigo do Lone Ranger, e Comanche, a patroa de Red Dust, menos protagonista do que este apesar da série ter o seu nome.
A um outro nível, o retrato pater-nalista que Hergé traçou dos negros congoleses em “Tintin no Congo”, em 1930, valeu-lhe diversas acusações de racismo e, aos detentores dos direitos das suas obras, o processo que actualmente corre nos tribunais belgas.
Essa imagem seria contrariada quase três décadas mais tarde, em 1958, quando o repórter e o capitão Haddock combatem um grupo responsável pelo tráfico de negros, em “Carvão no Porão”.
Apesar disso, ao longo dos anos, nos sucessivos melhora-mentos que Hergé introduziu nos álbuns de Tintin, ao nível do desenho ou da cor, nalguns casos pontuais negros, índios ou árabes, foram substituídos por brancos, para atenuar o impacto das imagens originais, como é possível verificar comparando as duas versões disponíveis no mercado português de “Tintin na América”, a normal e o fac-simile da edição de 1945, recentemente lançado pela ASA.
Já no que diz respeito às tiras diárias de imprensa, talvez porque a exposição ao público é bem maior, torna-se difícil encontrar personagens provenientes de minorias étnicas. Franklin um dos amigos de Charlie Brown, em Peanuts, e Hector, em Zits, são dois dos exemplos mais marcantes, embora em ambos os casos, a sua origem não seja especialmente significativa na forma como reagem às diversas situações que enfrentam, prova de que esta é uma área sensível com a qual (também) a banda desenhada não deseja envolver-se demasiado.







(Texto publicado originalmente no Jornal de Notícias de 9 de Agosto de 2011)

17/08/2011

Les Schtroumpfs


120 Blagues et autres Surprises #1
Studios Peyo (argumento e desenho)
Le Lombard (França, Julho de 2007)
225 x 295 mm, 48 p., cor, cartonado
10,45 €

Variante dos quadradinhos nascida no mercado norte-americano onde teve/tem os seus expoentes máximos, a tira (diária de imprensa) desde sempre teve fraca relevância noutros quadrantes geográficos. Pela maior aposta nas revistas com histórias em continuação (ou completas), porque os jornais compravam mais barato através das agências o que ficava caro encomendar aos autores locais…
O álbum que hoje aqui trago, é um dos pouco exemplos europeus (consistentes) deste género, o que não impede que revele a tira de BD como veículo ideal para uma viagem pelo rico universo desenvolvido por Peyo para os Schtroumpfs, explorando ou desenvolvendo, de forma directa, acessível e divertida, as características, peculiaridades e particularidades de cada um dos seus habitantes.
Com destaque – compreensível – para o Schtroumpf Preguiçoso, protagonista (involuntário) de muitas das piadas, ou da Schtroumpfette, estrela de várias outras.
Apostando também nas brincadeiras com os próprios códigos e elementos da BD e na introdução de alguns elementos estranhos ao universo dos pequenos anões azuis, este é um álbum de leitura leve e descontraída, que, pela diversidade do universo “schtroumpfiano”, ao contrário das recolhas das (verdadeiras) tiras diárias de imprensa, funciona igualmente bem lido aos poucos ou de uma só vez.



16/08/2011

Solano López (1928-2011)

O desenhador argentino Francisco Solano López faleceu em Buenos Aires no passado dia 12, vítima de um derrame cerebral. Nascido há 83 anos, tinha tido um AVC no início deste ano, que o deixara bastante debilitado. No passado dia 7 deu uma queda e bateu com a cabeça, tendo ficado em coma até este desenlace fatal.Desenhador de BD desde 1953, Solano López foi um dos grandes nomes da chamada “escola argentina” – que inclui nomes como Hugo Pratt, José Muñoz ou Alberto Breccia – tendo criado, juntamente com o argumentista Hector Germán Oesterheld, “El Eternauta”.
Publicada entre 1957 e 1959, na revista Hora Cero, “El Eternauta” narra uma invasão extraterrestre em Buenos Aires, em 1963, iniciada com a queda de uma neve fluorescente que mata por simples contacto. O relato é feito por um sobrevivente, Juan Salvo, que acidentalmente entra numa máquina dos invasores, sendo transportado para outras dimensões, tornando-se “um peregrino através dos séculos, viajando pela eternidade, um Eternauta”. Acabará por chegar a Buenos Aires em 1959, narrando a sua história para avisar do perigo que em breve ameaçará o seu país. Os pontos fortes da narrativa são o rigor fotográfico dos cenários bem conhecidos dos leitores, o facto de o protagonismo pertencer a um colectivo heterogéneo e não a um herói isolado, sendo fácil para os leitores identificarem-se com algum dos seus elementos, e a hábil combinação de ficção científica e crítica política, facilitada pelo facto de o protagonista se deslocar facilmente entre épocas e locais.
A politização da série trouxe vários dissabores aos autores, o que levou Solano López, a exilar-se no início dos anos 60, primeiro em Espanha, depois em Inglaterra, onde desenhou relatos de guerra para a Fleetway.
Regressado à Argentina, retomou “El Eternauta”, na revista Skorpio, mais uma vez em colaboração com Oesterheld, até este desaparecer, em 1976, como mais uma vítima da ditadura militar argentina. O desenhador regressou então à Europa, tendo desenhado “Slot Barr” (com texto de Ricardo Barreiro), “Águilla negra” (Ray Collins) e “Evaristo” (Carlos Sampayo) e histórias de ficção e eróticas para o mercado norte-americano, a par de diversos regressos a “El Eternauta”, o último dos quais datado de 2006.
Distinguido ao longo dos anos com numerosos prémios, Solano López, depois de Carlos Trillo, falecido em Maio, é o segundo grande autor argentino a desaparecer este ano.

(Versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias de 15 de Agosto de 2011)

15/08/2011

As Figuras do Pedro (IV)

The Schtroumpfs
Mobile Hanger Hefty

Figuras: Grande Schtroumpf, Schtroumpf Negro, Schtroumpf de óculos, Schtroumpfette, Schtroumpf Preguiçoso, Schtroumpf Forte, Schtroumpf Astronauta, Schtroumpf Desportista
Colecção: The Smurfs Mobile Hanger Hefty
Fabricante/Distribuidor : I.M.P.S. / Casa International NV
Ano : 2011
Altura : 2,5 cm, ou seja sensivelmente um terço (e não três vezes) a altura de uma maçã
Material: PVC
Preço original: 1,99 €, na CASA
Descrição: Pendente para telemóvel que se transforma numa bem conseguida figura de PVC uma vez desapertado o parafuso existente na cabeça de cada Schtroumpf.







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