04/06/2010

Frères Siamois – Coup Double

Serge Dehaes e Bernard Hellebaut (argumento)
Serge Dehaes (desenho e cor)
paquet (Suíça, Março de 2010)
238 x 322 mm, 48 p., cor, cartonado


Partilhando um tronco comum com apenas dois braços, mas com duas cabeças e quatro pernas os dois irmãos siameses que protagonizam este álbum são únicos. Apesar de dois. Se é que me faço entender. O que transforma situações banais ou pormenores corriqueiros em momentos hilariantes ou desconcertantes. Com um humor politicamente incorrecto – ou não pretenda fazer rir à custa da desgraça dos outros, salienta Géluck no prefácio que não escreveu (!) – mostra quão difícil é aos siameses fazerem coisas que normalmente os irmãos fazem: brincar às escondidas ou lutarem um com o outro, dormirem ambos de lado, um ver televisão enquanto o outro passeia, jogar ténis ou futebol, quererem coisas diferentes ao mesmo tempo… Ou como se torna complicado, quando ambos são afectados por uma diarreia…!
Mas, cumprindo uma nobre missão de serviço público, explica também que os champôs 2 em 1 não foram criados para os siameses ou que um pai natal siamês não entra por duas chaminés… gémeas!
E sabendo que Serge Dehaes é assistente e colorista de Géluck – o tal Géluck que (não) escreveu o prefácio, não sei se já o referi… – há 20 anos, não surpreende que o modelo utilizado neste álbum pelos autores seja o mesmo de Le Chat – uma criação do Géluck que…. - quer na composição das páginas, que alternam gags com tiras ou mesmo pranchas completas, quer no humor, mordaz, sarcástico, virulento, muitas vezes visual ou baseado em bem conseguidos trocadilhos, que não deixam o leitor ficar indiferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...