17/10/2012

Huguinho, Zezinho e Luisinho já têm 75 anos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Huguinho, Zezinho e Luisinho, os populares sobrinhos do Pato Donald apareceram pela primeira vez há 75 anos, na última vinheta de uma prancha dominical.
 
Criados por Ted Osborne e Al Taliaferro, antes da sua entrada triunfal em cena, pregando as primeiras partidas ao tio, foram antecedidos de uma carta de Della, irmã gémea de Donald, que os descrevia como brincalhões. Prometia também ir buscá-los logo que o pai - segundo Don Rosa, um irmão de Margarida, razão pela qual eles lhe chamam tia - recuperasse da explosão de uma bomba debaixo da sua cadeira, o que, no entanto, nunca aconteceu. Donald teve, assim, que assumir a sua educação e rapidamente passou a dividir com eles o protagonismo dos seus filmes e bandas desenhadas.
Os seus nomes originais, Huey, Dewey e Louie, teriam sido inspirados nos dos governadores da Luisiana e de Nova Iorque, Huey Long e Thomas E. Dewey, e no do trompetista Louis Armstrong.
Embora de início travessos e causadores de enormes (mas divertidas) confusões, com o tempo Huguinho, Zezinho e Luisinho passaram a ter uma postura mais lúcida e responsável, servindo de contraponto ao seu colérico e explosivo tio, a quem muitas vezes livraram de sarilhos, quer pelas suas aptidões naturais, quer graças ao manual do escoteiro-mirim que conheciam bem. E nalguns futuros alternativos, surgem mesmo como os herdeiros naturais e gestores da fortuna do tio Patinhas, em detrimento de Donald.
Como curiosidade, refira-se que se os três sobrinhos de Donald são sobejamente conhecidos de todos, poucos saberão da existência de um quarto sobrinho, que os fãs baptizaram como Phooey, que ao longo dos anos fez aparições numa ou noutra vinheta, fruto de desatenções de desenhadores que inadvertidamente incluíam quatro patinhos em lugar de três!
 
(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 17 de Outubro)
 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...