27/10/2012

Leituras Novas


Outubro  de 2012

ASA
Portugal
Cyril Pedrosa
Prémio FNAC para o melhor álbum,  Angoulême 2011
Melhor BD do ano,  LE POINT
Prémio Sheriff d’or, atribuído pela livraria francesa Espirit, 2011
Prémio melhor BD, atribuído pelas livrarias de BD francesas em 2011
Simon Muchat é um desenhador de banda desenhada que se encontra em plena crise. Depois do êxito do seu primeiro livro,
sofre um bloqueio que o impede de voltar a escrever, e que está a destruir tudo: o seu trabalho, a sua vida pessoal, a sua relação, as suas ilusões…
Quando tudo parece desmoronar-se e ter perdido o sentido, Simon recebe um convite para se deslocar ao Festival de Banda Desenhada da Sobreda, em Portugal, país do qual a sua família é originária e onde tinha passado vários verões durante a sua infância.
Em Portugal e através dos seus cheiros, cores, língua e gentes, descobrirá uma outra forma de existir, de pensar e de ser, uma nova abordagem vital que virá a converter-se numa nova fonte de inspiração, pessoal e profissional.

Dragon Ball #18
Akira Toryiama
Gohan e Piccolo
  Diz a lenda que quem juntar as sete “Dragon balls” poderá pedir um desejo a Shenlong. Son Goku, um jovem praticante de artes marciais, juntou-se a Bulma, uma rapariga da cidade e juntos partiram em busca delas. Depois de ter obtido o segundo lugar, por duas vezes consecutivas, no grande torneio de artes marciais, tem agora de percorrer três milhões de quilómetros do caminho da Serpente para encontrar o Senhor do Mundo, que lhe irá ensinar técnicas de artes marciais tão poderosos que estão reservadas aos Deuses! E é bom que se despache, pois só faltam nove meses até que os malvados Saiyans, Vegeta e Nappa, cheguem para destruir toda a vida do planeta Terra.
 
Cinzas da Revolta
Miguel Peres e Jhion
Angola, 1961. Um grupo de rebeldes ataca uma fazenda. Os donos são mortos, mas a filha consegue escapar…
 1963. Chegamos a Angola. Somos um contingente militar formado na sua maioria por jovens inexperientes. A guerra amedronta-nos. A nossa missão é encontrarmos a rapariga desaparecida em 61…
1966. O inesperado acontece… Afinal, qual o porquê de tantos anos perdidos na busca de uma única pessoa?

Pessoa & Cia
Laura Pérez Vernetti
Este livro apresenta a vida e obra de Fernando Pessoa em BD. Trata-se da adaptação dos poemas deste autor português bem como dos seus heterónimos mais conhecidos. O livro divide-se essencialmente em duas partes: as biografias e a obra poética de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos.  A biografia do autor está desenhada a preto e branco, inspirada nas fotografias do poeta e na pintura de Almada Negreiros, bem como as biografias dos heterónimos, enquanto na adaptação dos poemas de Pessoa e dos heterónimos os desenhos são a cores de forma a ilustrar a grande criatividade e imaginação do poeta.

Lucky Luke – Todos por conta própria
Pennac, Benacquista e Achdé
Após o bando ter falhado um assalto, Jack, William e Averell decidem emancipar-se e destituir Joe do cargo de “líder” dos Dalton. A partir de agora, cada um dos irmãos deverá passar a agir sozinho e por conta própria. O primeiro que conseguir juntar um milhão de dólares, terá o direito de se tornar o novo líder dos Dalton.
Edição simultânea com França.


Associação Tentáculo
Zona Desenha
André Caetano, André Lima Araújo, António Valjean, Carla Rodrigues, Carlos Páscoa, Fil, Filipe Andrade, Joana Afonso, Luís Figueiredo, Manuel Alves, Miguel Santos, Osvaldo Medina, Pedro Carvalho, Ricardo Reis, Ricardo Venâncio, Richard Câmara, Rui Alex, Rui Lacas, Xico Santos
A Zona Desenha será lançada durante o Festival Internacional de BD da Amadora.
Este número terá 88 páginas a preto e branco, dando relevância à arte do desenho.
Em relação ao formato normal da Zona apresenta algumas alterações: cada autor apresenta o seu trabalho em 4 páginas, onde desenvolve um trabalho original em duas das páginas e nas outras duas mostra o seu processo de trabalho através de algumas fotos e uma pequena entrevista.




Booktree
O Mundo de Garfield
Jim Davis

Este é um livro para todas as idades – uma leitura divertida e bem humorada de algumas das peripécias do gato mais famoso do mundo.
Um verdadeiro sucesso agora à disposição do público português e da imensa legião de admiradores que há muito vinham solicitando a edição de luxo, em versão cartonada, das divertidas histórias de Garfield e amigos. Estão aqui reunidas mais de 850 tiras humorísticas, publicadas pela primeira vez em Portugal, com a assinatura inconfundível de um dos cartoonistas mundialmente mais aclamado em todo o mundo – o norte americano Jim Davis.
Garfield é um felino muito especial – adora lasanha, não dispensa o seu café diário, dorme até tarde, detesta segundas-feiras, odeia dietas e adora fazer a vida negra ao seu dono Jon e arreliar Odie, o cão.
Uma leitura obrigatória para quem aprecia um momento irresistível de pura diversão! Garfield é das personagens mais admiradas e mundialmente conhecidas. Goza de reconhecimento instantâneo junto do grande público, por ambos os sexos, por todas as idades, com um elevado índice de aceitação em termos de valores familiares.
Garfield é publicado em 2.570 jornais no mundo inteiro, traduzido em 26 línguas e lido diariamente por 263.000.000 de pessoas – número recorde assinalado pelo Guinness.
Mais de 130.000.000 de livros vendidos no mundo inteiro, mais de 50 mil admiradores acedem diariamente ao seu site oficial em www.garfield.com e mais de 3 milhões juntaram-se já ao famoso gato no facebook.


Documenta
Bem Dita Crise!
António Jorge Gonçalves
Quando, em 2003, António Jorge Gonçalves foi desafiado pela equipa do “INIMIGO PÚBLICO” para ser cartoonista editorial no projecto que então nascia, ficou perplexo: pouco no seu percurso como desenhador de ficção o tinha preparado para ser mais um treinador de bancada da imprensa portuguesa.
Num estilo cru, simples e elegante, os cartoons que tem desenhado semanalmente durante os últimos 9 anos versam temas nacionais e internacionais, da política institucional ao comentário de género, e constituem um mosaico do mundo tal como nos é servido pelos media à mesa das nossas consciências.
Alguns destes cartoons foram publicados na revista COURRIER INTERNACIONAL, jornal LE MONDE, e em colectâneas nacionais e internacionais, tendo integrado exposições e festivais em todo o mundo.
Foram também premiados diversas vezes no WORLD PRESS CARTOON.
Neste livro, que tem como pano de fundo a crise que atravessamos, os desenhos são complementados por notas do autor sobre a natureza do desenho de imprensa, a proveniência das ideias, ou os excessos da realidade.


Edição de Autor
Estrelinha… e outras páginas
José Abrantes


Auto Grafia - O nome do pai
Tópedro


Kingpin Books
O Baile
Nuno Duarte e Joana Afonso
1967. Incumbido de investigar relatos macabros sobre uma horda de pescadores mortos que voltam para apavorar uma pequena vila costeira, o Inspector Rui Brás, da PIDE, é enviado para impor a sanidade e o silêncio recomendáveis, a meses de uma importante visita papal.
Acometido por medos e dúvidas quanto ao rumo da sua própria carreira, Rui descobre que os relatos sobre a vila são bem reais e o horror bem palpável. Dividido entre um padre deslocado e resignado, e uma mulher desequilibrada acusada de invocar os mortos, o inspector acaba por entrar num “baile” de actos e consequências nefastas que poderá arrastar toda a vila para um desenlace trágico.
Dois anos depois de “A Fórmula da Felicidade” (nomeado para 6 Prémios Amadora BD), NUNO DUARTE (Produções Fictícias) regressa com mais uma história repleta de emoção e surpresas, desenhada e colorida com o estilo inconfundível de JOANA AFONSO (vencedora do concurso Amadora BD 2011), o novo prodígio da BD portuguesa.


Levoir/Público
Heróis Marvel
Quarteto Fantástico - Em Busca de Galactus
Marv Wolfman, Keith Pollard, Sal Buscema e John Byrne

Nick Fury - Agente da Shield
Stan Lee,  James Steranko e Jack Kirby

Heróis Marvel – série II
Dinastia de M
Brian Michael Bendis, Olivier Copiel e Tim Towsed

X-Men: A Saga da Fénix Negra
Chris Claremont e John Byrne


Medikidz
Medikidz explicam a esclerose múltipla
Kim Chilman-Blair e Ian Rilmer


pedranocharco
BDJornal #29

4 – AS EXTRAORDINÁRIAS AVENTURAS DE DOG MENDONÇA E PIZZABOY – UMA INJECÇÃO DE ÂNIMO NO MORIBUNDO MERCADO DA BD PORTUGUESA?, J. Machado-Dias
6 – AS INCRÍVEIS AVENTURAS DE DOG MENDONÇA E PIZZABOY, Pedro Cleto
9 – ENTREVISTA COM FILIPE MELO, J. Machado-Dias
12 – ENTREVISTA COM JUAN CAVIA, J. Machado-Dias
18 – JEAN GIRAUD-MOEBIUS – A FITA DE MOEBIUS
19 – “DUAS VIDAS” DEDICADAS À BANDA DESENHADA, J. Machado-Dias
51 – BIBLIOGRAFIA DE JEAN GIRAUD-MOEBIUS
56 – HOMENAGES – DEPOIMENTOS, J. Machado-Dias
57 – O NOSSO PEQUENO TRIBUTO A JEAN GIRAUD-MOEBIUS
66 – E RELUZIAM AS ESTRELAS – A VIDA ANIMADA POR JOSÉ ABEL, Leonardo de Sá
74 – RECORDANDO JOSÉ ABEL, João Miguel Lameiras
78 – CENTENÁRIO DO SALÃO DOS HUMORISTAS PORTUGUESES 1912-2012, Osvaldo Macedo de Sousa
86 – SALÃO DOS HUMORISTAS PORTUGUESES – 1º SALÃO DE CARICATURA, Leonardo De Sá
89 – ADOLFO RODRÍGUEZ CASTAÑÉ – A SUA BIOGRAFIA VERDADEIRA,
Leonardo De Sá
93 – UM FURINHO NA PAREDE, Sara Figueiredo Costa
94 – LES AMIS DE PANCHO VILLA, Pedro Cleto
95 – L´ÎLLE AU TRÉSOR, Pedro Cleto
96 – PABLO #1. MAX JACON, Pedro Cleto
97 – YESHUAH, Pedro Cleto
98 – UN OBJECT CULTUREL NON IDENTIFIÉ (THIERRY GROENSTEEN),
Pedro Vieira Moura
98 – LA BANDE DESSINÉE – MODE DÉMPLOI (THIERRY GROENSTEEN),
Pedro Vieira Moura
99 – BANDE DESSINÉE ET NARRATION – SYSTÈME DE LA BD (2) (THIERRY GROENSTEEN), Pedro Vieira Moura
102 – AOS MESTRES COM CARINHO: ZALLA E SETO LEMBRADOS EM BELÍSSIMOS DOCUMENTÁRIOS, Edgar Smaniotto
103 – AS ERAS DE OURO, PRATA E BRONZE DOS QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS, Edgar Smaniotto
104 – APONTAMENTOS SOBRE DIREITOS AUTORAIS NO BRASIL, Walmir Santos
106 – GOBLET NO MAB, Nuno Franco
107 – FABIO CIVITELLI NO MAB INVICTA, José carlos Francisco
109 – BD – A PRESA. Arg. Mauro Boselli, Des. Fabio Civitelli
117 – DESENHADORES DE TEX (2), J.Machado-Dias
122 – AMADORA BD 2011 – O ANO DA CRISE, Diogo Campos
123 – SOBRE FESTIVAIS, João Ramalho-Santos
126 – VIII FESTIVAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA – TENDÊNCIAS PARA O FUTURO, Diogo Campos
128 – ENTREVISTA COM PAULO MONTERO, André Oliveira
130 – IBERANIME LX 2012, Pedro Trabuco
  


Polvo
Três sombras
Cyril Pedrosa
Joaquim vive despreocupadamente no seu mundo, juntamente com os seus pais. Mas, uma noite, com o sono a demorar, apercebem-se de umas sombras que parecem estar à espera de algo, na colina em frente à casa. Surgem sob a forma de três cavaleiros e desvanecem-se assim que alguém se aproxima. Estas “coisas” estão ali por Joaquim.
Terá o seu pai razão ao querer afrontar o inevitável? A partir daqui inicia-se uma viagem singular, perigosa e comovente...
UMA OBRA TERNA E POÉTICA, premiada no Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême (França).


 (Os textos, quando existem, são da responsabilidade das editoras)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...