26/11/2014

Comic Con Portugal


A 9 dias do início da Comic Con Portugal, que se vai realizar de 5 a 7 de Dezembro, na Exponor, em Matosinhos, no Norte de Portugal, deixo um apanhado do que mais relevante este evento vai trazer ao nosso país.
Entretanto, já a partir de amanhã e diariamente, correspondendo (quase) em exclusivo à totalidade dos textos deste blog até dia 7, As Leituras do Pedro vão publicar mini-entrevistas com vários dos autores e livreiros presentes no evento.
Já a seguir, fica então uma rápida abordagem aos conteúdos e as ligações para saberem (muito mais) bem como a confirmação da presença de um autor de BD que não constava da página oficial do evento.

A Comic Con Portugal apresenta-se com um grande evento vocacionado para apreciadores de banda desenhada, televisão, cinema e cultura pop em geral (não obrigatoriamente por esta ordem).
Preparado com antecedência, com anúncio de conteúdos e convidados (de peso) ao longo de semanas, foi capaz de criar uma – justificada - expectativa.
Resta, agora, saber até que ponto será capaz de as confirmar, satisfazendo o interesse que foi criando, havendo a meu ver dois factores que poderão levantar alguns obstáculos.
O primeiro, é o formato, nunca utilizado em Portugal nesta dimensão, sendo por isso impossível saber até que ponto o público vai aderir – ou não – aos moldes em que esta convenção se vai realizar. Mais afastada dos habituais paradigmas franco-belgas que têm imperado no nosso país – mais vocacionados para a divulgação artística – a Comic Con baseia-se nos modelos norte-americanos, de forte vocação comercial.
Este aspecto leva-nos ao segundo factor que quero referir: as entradas têm um valor elevado para o momento que o país vive – embora não para o programa já conhecido… - e tudo na Comic Con apelará à abertura das bolsas, das zonas comercial e de restauração, até aos autógrafos de (alguns) dos convidados presentes, que poderão cobrar por eles.
Apesar de tudo isto, parece-me que estão criadas as condições para que esta primeira edição – que muito justamente escolheu o Norte como local, correspondendo à falta de eventos (de BD) por estas bandas – possa ser um sucesso que se venha a repetir nos próximos anos e a verdade é que - desde que esta primeira Comic Con Portugal não seja um desastre em termos de afluência - já estão garantidas mais quatro edições.

Deixando de lado todas estas considerações, passemos então aos conteúdos e convidados. O programa final – que deve ser divulgado entre hoje e amanhã – far-se-á fundamentalmente de encontros – mais ou menos formais – com as estrelas da Comic Con, seja em conferências, encontros personalizados (pagos) ou em sessões de autógrafos.
Em termos de BD – o que mais interessa a este blog – As Leituras do Pedro podem confirmar a presença de Juan Cavia, desenhador de Dog Mendonça e PizzaBoy, que os portugueses já conhecem bem, cujo nome até agora não estava como tal na página oficial do evento.
Para além dele, estão confirmadas as presenças de nomes de referência como Miguelanxo Prado, Brian K. Vaughan (na dupla condição de argumentista de BD (Saga; Y, The Last Man; Ex-Machina; Fábula de Bagdad) e de televisão (Lost) ou Carlos Pacheco.


Estarão igualmente presentes Marcos Martin, Javier Rodríguez (desenhadores Marvel e DC Comics), Pia Guerra (Y, The Last Man), Ian Boothby (SimpsonsFuturama) ou Claudio Castellini (Nathan Never).
No que aos portugueses diz respeito, estão confirmados Filipe Melo, Ricardo Cabral, Miguel Montenegro, Daniel Maia, André Araújo, Daniel Henriques, The Lisbon Studio, Diogo Carvalho, Manuel Morgado e outros.Alguns deles terão pequenas exposições no Artists' Alley, um espaço onde artistas independentes podem apresentar e vender os seus trabalhos e onde os autores consagrados poderão interagir com o público.
A Comic Com Portugal contará igualmente com a presença de Randy Stradley (vice-presidente da Dark Horse Comics) e de Gregory Lockard (editor associado da Vertigo Comics).

Mais mediáticos serão certamente os actores televisivos convidados, surgindo à cabeça Morena Baccarin (Segurança Nacional, The Good Wife…), Paul Blackthorne (Arrow), Nathalie Dormer (The Hunger Games, Games of Thrones) ou Tom Riley (Da Vinci’s Demons).



Haverá igualmente exibição de filmes (Capitão Falcão) e séries televisivas (The Walking Dead, Wayward Pines…), workshops, concursos de Cosplay, zona de jogos, zona infantil e uma ExpoSyFy com peças originais de filmes míticos do cinema fantástico.

Podendo parecer muito, o que aqui fica é apenas uma parte da programação e da lista de convidados - que ainda não está fechada... - pelo que se aconselha uma visita – atenta e prolongada - ao site oficial da Comic Con Portugal.

(Imagens e fotos retiradas do site da Comic Con Portugal)

5 comentários:

  1. O Juan Cavia não é novidade, já tinha sido anunciado pela organização no FB deles no final de Outubro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É novidade apenas no sentido que não consta da página oficial da Comic Con Poriugal.
      Mas concordo que o texto estava algo excessivo e corrigi-o.

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. E eu a pensar que quando referiam a The Walking Dead era trazer os actores, ou ate mesmo o criador da série... e não a andar simplesmente a exibir os episódios da série.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganei me, queria dizer criador da BD*

      Eliminar
    2. Devilmaygat,
      Uma boa notícia para ti: A Comic Con Portugal acaba de anunciar que o actor Seth Gilliam, que representa o Padre Gabriel em "The Walking Dead", vai estar presente na Comic Con Portugal, no próximo dia 6 de Dezembro.

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...