24/11/2014

Marvel Now em português: o que fica e o que falta





Chegou hoje aos pontos de venda o último número da triste aventura que constituiu a recente edição da banda desenhada Marvel em português.
Foram no total 30 revistas regulares e sete tomos com histórias (relativamente) completas. Relativamente, porque os finais ficaram sempre em aberto, como é norma na maior parte das histórias Marvel, uma vez que são maioritariamente publicadas em revistas regulares e, mesmo quando um arco termina, ficam sempre pontas soltas para cativarem o leitor.
Já a seguir, deixo, por ordem alfabética, um apanhado do que foi publicado e do que ficou por editar em relação às três revistas regulares.


Capitão América: Perdido na Dimensão Z
Volume único

Publicado
Captain America vol. 7, #1 a #5

Onde continuar a ler?
Capitão América & Gavião Arqueiro #5 (edição brasileira) publica Captain America #6
Esta revista não é distribuída em Portugal

Guardiões da Galáxia
#1 Vingadores Cósmicos
#2 Ângela
Dois volumes

Publicado
Guardians of the Galaxy vol. 3, #1 a #9
(prelúdio de Homem-Aranha Superior)

Onde continuar a ler?
Universo Marvel  #15 (edição brasileira) publicou Guardians of the Galaxy vol. 3, #9
Previsivelmente a continuação virá em Universo Marvel #16, que só será publicada em Dezembro no Brasil
Esta revista deverá chegar a Portugal em Novembro de 2015

Homem-Aranha Superior #0
Volume único

Publicado
Amazing Spider-Man #698 a #700
(prelúdio de Homem-Aranha Superior)

Homem-Aranha Superior
10 revistas mensais editadas

Publicado
Superior Spider-Man #1 a #30

Fica em falta
Superior Spider-Man #31 a #33

Onde continuar a ler?
Homem-Aranha Superior #16 (edição brasileira) publica Superior Spider-Man #30 e #31
Homem-Aranha Superior #17 (edição brasileira) publica Superior Spider-Man #32 e #33
Trata-se de uma previsão, pois estas revsitas ainda não foram editadas no Brasil.
Deverão ser distribuídas em Portugal em Novembro e Dezembro de 2015

Homem de Ferro: Acreditar
Volume único

Publicado
Iron Man #1 a #5

Onde continuar a ler?
Homem de Ferro & Thor #5 (edição brasileira) publica Iron Man #6
Esta revista não é distribuída em Portugal

Thor, Deus do Trovão: O Chacinador de Deuses
Volume único

Publicado
Thor, God of Thunder #1 a #5

Onde continuar a ler?
Homem de Ferro & Thor #5 (edição brasileira) publica Thor, God of Thunder #6
Esta revista não é distribuída em Portugal

Vingadores
10 revistas mensais editadas

Publicado
Avengers vol. 5, #1 a #18
New Avengers vol. 3, #1 a #9
Infinity #1 a #2

Fica em falta
(para terminar a saga Infinity)
Avengers vol. 5, #19 a #23
New Avengers vol. 3, #10 a #12
Infinity #3 a #6

Onde continuar a ler?
Vingadores #11 (edição brasileira) publica Avengers vol. 5, #19 e New Avengers vol. 3, #10
Deverá ser distribuída em Portugal em Abril de 2015
Infinity foi publicada à parte no Brasil, numa mini-série em 6 números, que não é distribuída em Portugal.

Vingadores-X: Sombra Vermelha
Volume único

Publicado
Uncanny Avengers #1 a #5

X-Men
10 revistas mensais editadas

Publicado
All-New X-Men #1 a #16
Uncanny X-Men vol. 3, #1 a #12
X-Men: Battle Of The Atom #1
X-Men vol. 4, #5

Fica em falta
(para terminar a saga Battle Of The Atom)
All-New X-Men #17
X-Men vol. 4, #6
Uncanny X-Men vol. 3, #13
Wolverine and the X-Men #36 e #37
X-Men: Battle Of The Atom #2

Onde continuar a ler?
X-Men #11 (edição brasileira) publica All-New X-Men #17,  X-Men vol. 4, #6 e Wolverine and the X-Men #36
X-Men #12 (edição brasileira) publica Uncanny X-Men vol. 3, #13, Wolverine and the X-Men #37 e X-Men: Battle Of The Atom #2
Deverão ser distribuídae em Portugal em Maio e Junho de 2015

35 comentários:

  1. E assim voltamos a estagnar no que ao comix diz respeito! E ainda por cima e no que à revista do Homem-Aranha diz respeito apenas a uma de terminar esta fase. Mais do que pena o sentimento que me desperta é alguma revolta e claro uma sinto uma falta de respeito pelos leitores.

    Quem irá confiar num próximo projecto nestes moldes que ainda se lembre dos fiascos da Controljornal e da Devir e agora da Panini?

    É por estas situações que quem quer ler BD (comix) em Portugal se vira invariavelmente para as edições em inglês, o que é pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marco Lopes
      Sim, o que custa mais nisto tudo, é ver como o Homem-Aranha Superior é suspenso a uma edição do final. É o problema das decisões serem tomadas por gestores financeiros...
      Acho injusto comparar a Abril Controljornal e a Devir com o que a Panini fez agora. Naqueles casos - com erros, problemas e falhas - houve um período, mais ou menos longo, durante o qual foram editadas regularmente, muitas edições.

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Olá Pedro

      Não era minha intenção comparar Abril Controljornal e a Devir com o que a Panini fez, mas tão simplesmente (tentar) mostrar que quem já passou por outros desaires de revista mensais canceladas, com as devidas diferenças sobre o modo como cada projecto terminou, reagirá a uma novo surgimento de um projecto e moldes similares (revista mensais).

      Boas leituras

      Eliminar
  2. "Homem-Aranha Superior #17 (edição brasileira) publica Superior Spider-Man #32 e #33
    Trata-se de uma previsão, pois estas revsitas ainda não foram editadas no Brasil."

    Provavelmente o Superior Spider-Man #32 e 33, sairão já com o Amazing em andamento há uns meses, pois estas issues correspondem à saga Spider-Verse, portanto não conto que após o lançamento do #31 que é o último issue oficial do Superior, saiam logo a seguir esses dois que apesar de respeitarem à numeração anterior, são edições especiais ou extras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Reignfire, mas como indicado é apenas uma previsão, pois essas edições ainda não saíram no Brasil.

      Boas leituras!

      Eliminar
  3. o meu sonho é que alguma editora continue donde a panini parou e se isso acontecer dou grande louvor, pois sempre incentivei e vou continuar a incentivar as publicações em português de portugal. Para ler em brasileiro prefiro sakar os volumes da net e ler no computador, comigo é que esses não ganham nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      Infelizmente, isso é mesmo apenas um sonho. Mas sonhar é bom!
      Penso que o melhor que poderá vir a acontecer, no caso de Infinity e Battle of the atom, é estas sagas serem compiladas numa futura colecção da Levoir.

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Caro Anónimo

      Como o Pedro disse, sonhar é bom, mas tirando a solução ele aponta tenho (muitas) duvidas que isso aconteça. Relembro que a Saga A Era de Apocalipse (goste-se ou não) ficou por publicar no final da "corrida" da Abril Controljornal nunca mais foi publicada fosse por quem fosse, Devir (e muitas pessoas a pediram) nem pelas três colecções da Levoir, mas continuemos a sonhar, pelo menos não paga imposto.

      Boas leituras

      Eliminar
    3. A Abril/Controljornal nem sequer chegou a terminar a Saga do Legião.

      Marco o problema em publicar a Era do Apocalipse é mesmo porque ela engloba muitas edições. Só os 4 TPB's epic editions têm 350-370 páginas cada.

      Eliminar
  4. Se estás à espera que alguém vá tapar o buraco da Panini, bem podes começar a sacar as versões digitais.

    ResponderEliminar
  5. Mas alguma vez alguma editora tapou o buraco de outra tipo New X-men ou Ultimate Iron man entre n series iniciadas e nunca terminadas.
    Se vier mesmo uma nova editora de tpbs vai seguir a logica ate aqui novos 1s de outras series Marvel Now.

    ResponderEliminar
  6. Um grande obrigado pelo completo guia para todos os leitores desapontados com a decisão da Panini!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, rodabicicleta. Espero que seja útil...

      Boas leituras!

      Eliminar
  7. Tó Coelho24/11/14 22:18

    Falta a info para a continuação de Vingadores-X. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tób Coelho,
      Tens razão, falta essa informação porque não consegui encontrar a continuação de Vingadores-X nas diversas revistas brasileiras da Marvel.

      Boas leituras!

      Eliminar
  8. Não há forma de trazer as sagas de volta? Guerra Civil e o Hulk foram publicados em Portugal. mas depois pararam.

    Uncanny Avengers está a ser publicado no brasil na revista Avante Vingadores. Além desta, ainda existe uma outra só com o nome Vingadores. Estas 2 revistas são publicadas em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Vingadores, sim. A Avante Vingadores!, não.

      Eliminar
    2. Caro Anónimo.
      Quando as revistas brasileiras da Mavel voltaram a Portugal, nesta sua nova fase, ainda vieram mini-séries, como as duas que indica.
      Depois, ficamos reduzidos aos cinco títulos que chegam mensalmente: Homem-Aranha, Vingadores, X-Men, Wolverine e Universo Marvel. Ou seja, como o Reignfire diz acima, Vingadores é distribuído cá, Avante Vingadores não, desde que começou a Nova Marvel...

      Boas leituras!

      Eliminar
  9. Belo artigo! Já vou encomendar as versões americanas do que falta do Homem-Aranha, arranja-se com facilidade no ebay. Já agora, se alguém tiver um Homem-Aranha Superior #0 a mais, estou interessado em ficar com ele, foi o único que não arranjei.

    ResponderEliminar
  10. Que valente salganhada que a Panini criou. Dá vontade de largar uma valente poia em cima de cada um dos responsáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Núrio Costa,
      Os responsáveis são os gestores executivos, não aqueles que durante estes meses planearam e editaram as revistas.
      Como já foi dito aqui no blog, em função da evolução e das vendas, há cerca de dois meses foi aprovado uma reestruturação ao plano editorial que passava pele redução de 3 para 2 revistas regulares e pelo aumento dos TPB. Infelizmente, dois meses depois, quando as revistas de Dezembro já estavam em andamento, veio a decisão superior de cancelar tudo.

      Boas leituras!

      Eliminar
  11. Vejo muitos preocupados com este assunto, o quee normal visto que eu tambem estou e bastante zangado tambem mas acho que e melhor acreditar no Blog Universo Bd que iram continuar e teremos que esperar que no proximo mes os sites recebam as lista com as ediçoes portuguesas. Estou admirado que o S. Jose Freitas que ja deve saber se sim se nao nao tenha sido chamdo a esclarecer visto que ja esclareceu muitas das duvidas existente neste mesmo site. Aguardo esperançosamente a sua resposta rezando para ser um "vai continuar" mas preparado para o pior.

    Obrigada a todos os que leram e antecipadamente ao senhor Jose Freitas.

    Escrevo outra vez pois nao sei onde o senhor Jose Freitas podera ver mais facilmente.

    ResponderEliminar
  12. Ele já respondeu noutros post deste blog e no blog acalopsia e até explicou o porquê de não poder dizer nada aos leitores.

    Basicamente, os Espanhois cagaram-se para nós e agora voltamos aos brasileiros.

    Nunca mais compro nada da Panini, Nem cromos da bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ter lido tudo o que o José de Freitas disse muito na diagonal. Não teve nada a ver com os espanhóis. Ele até referiu que eles estão tão consternados quanto nós, pelos cancelamentos. A decisão dos cancelamentos foi da administração, ou seja, da sede que é em Itália.

      Eliminar
  13. Nós que comprámos estas revistas durante 10 meses, estamos (eu inclusivé) revoltados com estes cancelamentos e da forma como ocorreram. E é normal que assim seja. Quem tomou a iniciativa é o alvo da ira de quem a recebeu. Acho que quem é realista e quem já conhece este setor à muito, já adivinharia que este projeto não iria durar muito. Se calhar os mais otimistas acreditariam que durasse 3 anos provavelmente e os mais pessimistas, que durasse 1 ano. A surpresa e decepção tá relacionada com o facto de quem o projeto nem 1 ano durou e foi cancelado com sagas a meio ou com uma edição pra terminar a série. A mim o que mais que chateou foi mesmo o não terem lançado a única edição do Superior Spider-Man que faltava. É o chamar morrer na praia, é como perder o campeonato do mundo por culpa dum penalty que não existiu já no final do prolongamento. Porque o terem cancelado a meio das sagas, se não fosse a meio do Infinity ou a meio do Battle of the Atom, seria a meio doutras quaisquer. Os cancelamentos duma editora são sempre gerais, ou seja, corta-se o mal todo duma vez. Ninguém cancela um título em dezembro, outro em janeiro e outro em março. Toda a revolta dos leitores atualmente tem um logo que é Panini Comics. Até parece que nos esquecemos que a Devir acabou com as revistas mensais em finais de 2005 e que até fevereiro de 2014, ou seja, durante mais de 8 anos, não houve uma única editora que se quisesse meter em lançar Marvel pra bancas. É que nem a tão elogiada Goody, por ter feito renascer bd Disney em Portugal pra bancas, com divulgação e ampla tiragem e distribuição, se quis meter nisso. As edições brasileiras foram saindo desde 2007, mas acredito que isso nunca foi impedimento pra nenhuma editora querer se aventurar em lançar revistas Marvel pra bancas. Acredito que se alguém tivesse feito uma proposta minimamente interessante à Panini, que a mesma editora teria o maior prazer em mandar cancelar o envio das edições brasileiras, em prol dum projeto duma editora portuguesa. Mas isso pelos vistos nunca aconteceu e porquê? Eu acredito que para além de estarmos num tempo de crise em que o mercado de bd na generalidade não anda forte e em que várias editoras estão em contenção - exemplo: Asa, acho que quem anda minimamente informado, sabe que editar revistas Marvel pra bancas, mesmo que com muita divulgação e uma tiragem considerável, e com redistribuição e serviço de atrasados e tudo, até pode ter um hype inicial, mas que em pouco tempo torna-se em prejuízo. Até eu próprio se tivesse dinheiro pra isso, não investiria nisto, mesmo sendo fã disto. Só se fosse um zilionário excêntrico tipo Abramovic que não me importasse de deitar dinheiro fora, que o faria. (...)

    ResponderEliminar
  14. (...) Porém TPB's em bancas e livrarias, o caso poderá ser diferente. O José de Freitas já exemplificou alguns casos de sucesso de TPB's Devir Marvel e DC também, e de boas vendas em muito pouco tempo, e não ao longo de vários meses ou anos. E acredito que também seja com base nesse indicador que se fala duma nova editora a querer lançar TPB's Marvel já pra 2015.
    Relativamente às edições brasileiras da Panini, há quem pense que eu sou o maior fã delas, o que não é verdade. Posso defendê-las enquanto alternativa de venda de bd's Marvel e DC em português em banca, na ausência dum projeto duma editora portuguesa. E compro-as pelo facto de poder comprá-las numa banca, e de serem baratas, ou seja, por menos dinheiro, posso ler mais - lembrar que são distribuídas mensalmente em termos mínimos - 8 revistas de 64 páginas e 3 de 148 páginas, o que dá 4540 páginas de bd - +/- 37€ - em termos de números de páginas equivale a 4,5 TPB's Compendiuns da Image, por menos 23€ do preço normal de 1 TPB Compendium. Admito que a qualidade do papel das revistas é fraco e que em termos gráficos prejudica a qualidade das cores. Mas ainda assim posso dizer que ainda leio bastante, ao invés de gastar bem mais por muito menos. Mas pronto, mesmo que se não as comprasse, eu defenderia-as à mesma, pois acho que é melhor termos edições brasileiras, por mais rascas que se considerem, nas bancas, do que não ter nada. E lembro que se não fossem estas edições brasileiras desde 2007, a presença de bd nas bancas, mesmos que em poucas, seria ZERO. Na minha opinião entre ter alguma coisa, e ter ZERO, prefiro ter alguma coisa. E mesmo que não fossem edições brasileiras, não me importaria nada, que em alternativa, as bancas recebessem o equivalente em edições espanholas. Nadinha. Eu não sou preconceituoso relativamente a línguas, e o espanhol é praticamente igual ao português, pode é haverem algumas palavras que são diferentes, mas os dicionários on-line servem pra alguma coisa. E as edições espanholas apesar de serem mais caras, são de qualidade semelhante às portuguesas, e penso que seriam uma boa alternativa pra quem não tolera as brasileiras devido ao papel fraco.
    Concluindo, pra nós foram 10 meses de boas aventuras Marvel, porém infelizmente do ponto de vista da Panini foi somente uma experiência de pouco tempo que não resultou, tal como as que foram feitas na República Checa e Hungria.Agora não acredito que tão cedo tenhamos um projeto de revistas Marvel pra bancas tão cedo. Quiçá nunca mais teremos, ou então será só novamente daqui por 8 anos por alguma editora crente.

    ResponderEliminar
  15. Só referir também que a Panini quis concretizar esta experiência, com base nos aceitáveis a bons resultados obtidos dos projetos Marvel e DC com a Levoir e devido ao sucesso que os filmes da Marvel também têm tido no nosso país. Um prenúncio que não correspondeu às expectativas deles. E a Panini como é uma multinacional com um enorme capital, pode dignar-se a fazer estas experiências onde quiser. E acredito que o volte a fazer noutros países, como por exemplo na Polónia e República Checa, se a coleção Marvel Graphic Novel Collection estiver a vender bem nestes países. E tal como aqui, será só mesmo numa ótica de experiência, porque pra eles prioritários são mesmo os mercados de Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Brasil, enquanto que os outros como nós, são peixe miúdo, pra eles.

    De referir também só por curiosidade, que estas 10 edições de cada série, em termos de números de páginas, equivalem a 15 da Devir, pois nesta, a grande maioria das edições compilava 2 issues e não 3.

    ResponderEliminar
  16. Uma desilusão para todos os que como eu, faziam esta colecção e têm de descobrir que acabou assim.

    Alguém me pode informar onde posso encontrar números em atraso? Especificamente do Homem Aranha? Desde já um obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      Tem toda a razão.
      Relativamente ao Homem-.Aranha Superior tenho repetidos os números #1, #4 e #9.
      Se estiver interessado por favor contacte-me pelo e-mail pedro.cleto64@gmail.com

      Boas leituras!

      Eliminar
  17. A minha papelaria habitual, nem recebeu o último número do Homem-Aranha! Tenho que ver se ainda o encontro noutro sítio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Gaia ainda se vê em vários sítios, Ronon.

      Boas leituras!

      Eliminar
  18. Deixo uma adenda para todos os que andam à procura de números atrasados das edições Marvel em português: a FNAC teve à venda na Comic Con muitos números das revistas (não sei se todos) e todos os TPB, por isso deve ser possível encomendar estas edições nas lojas...

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  19. Boa Tarde!

    O xmen sofreu alterações com a introdução da revista wolwerine certo?

    Este tópica mantem-se actualizado?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Tó Coelho11/9/15 12:07

    Fica aqui a informação para quem fez a coleção tuga do Homem-Aranha Superior que a continuação nas revistas da Panini brasileira será apenas no Homem-Aranha Superior # 19, que deverá sair por aqui, se tudo correr normalmente lá para março do ano que vem!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...