26/04/2015

Del Tebeo al Manga

Una História de los Comics









Quando o interesse pela banda desenhada ultrapassa o simples (!) fruir da leitura e desperta a curiosidade sobre a sua história e os seus autores, o leitor sente a necessidade de obras que o esclareçam e lhe abram os horizontes.
Numa época em que muita informação está disponível online, não resisto a voltar aos bons, velhos (mas sempre actuais) livros de papel.


Em Portugal, sobre as histórias aos quadradinhos cá criadas e/ou publicadas, em boa hora foram editadas algumas obras incontornáveis, como: Os Comics em Portugal, uma história da banda desenhada (de António Dias de Deus e Leonardo de Sá); A BD portuguesa 1914-1945, BD Portuguesa Anos 40-Anos 80 e Das Conferências do Casino à Filosofia de Ponta (os três de João Paulo Paiva Boléo e Carlos Pinheiro).

No país aqui ao lado há (pelo menos) duas edições que, pela sua dimensão, merecem referência.
A primeira é Historia de Los Comics, uma colecção de 48 fascículos (!) e respectivas capas lançada entre 1983 e 1985 pela Editorial Toutain, de que chegaram a aparecer alguns números em Portugal, num tempo em que não era muito normal encontrar banda desenhada estrangeira à venda por cá. Com colaboração de especialistas espanhóis e de outras nacionalidades apresentava uma vasta panorâmica da banda desenhada desde a sua origem até à data da sua publicação, tendo dedicado mesmo uma das entregas a Los cómics en lengua portuguesa.

Igualmente ambiciosa é a colecção Del Tebeo al Manga - Una História de los Comics, editada pela Panini Comics entre 2007 e 2014.
Coordenada e escrita por Antoni Guiral, acabou por totalizar 11 volumes com os seguintes temas:
Tomo 1. Los Cómics en la Prensa Diaria: Humor y Aventuras
Tomo 2. Tiras de Humor Crítico para Adultos
Tomo 3. El comic-book: Superhéroes y otros Géneros
Tomo 4. Marvel Comics: Un Universo en Constante Evolución
Tomo 5.  DC Comics y Otras Propuestas Editoriales
Tomo 6. Contraculturales y Alternativas
Tomo 7. El Tebeo Popular:  Viñetas de Género
Tomo 8. Revistas de Humor para Todos los Públicos
Tomo 9. Las Revistas de Aventuras y el Cómic para Adultos
Tomo 10. Álbumes, Libros y Novelas Gráficas
Tomo 11. Manga: Made in Japan
Com uma ampla visão sobre mais de um século de banda desenhada de vários quadrantes, com muitas ilustrações, se para maiores conhecedores nalguns aspectos poderá saber a pouco, é ideal para quem quer conhecer mais sobre a história e o percurso de uma arte única e singular.

   

Del Tebeo al Manga - Una História de los Comics
11 volumes
Antoni Guiral (projecto, coordenação e redacção)
Panini Comics
Espanha, 2007/2014
180 x 270 mm, 208 p., pb/cor, cartonado, 
19,95 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...