14/04/2015

Disney Especial Superpato











A Goody continua a melhorar na selecção das suas publicações e, depois de uma definição mais clara das histórias que são incluídas nas edições regulares – Comix, Hiper, BIG – também nos Disney Especial tem havido boas propostas.
Como esta.


Se uma das (boas) características da banda desenhada Disney é poder (quase) contar qualquer história, em qualquer época, mantendo a lógica do seu universo, outra é subvertê-la em nome de uma ideia ou de um conceito.
É o que acontece quando Donald assume a personalidade de um dos seus alter-egos – Superpato ou Double Duck – dando a ideia que juntamente com o novo fato vêm também outras qualidades: deixa de ser o pato colérico, preguiçoso e pouco ousado que conhecemos, para se transformar num verdadeiro herói, disponível, decidido e (quase sempre) astuto. Com a vantagem, no caso do Superpato, de continuar a mover-se exactamente no mesmo universo em que quotidianamente é apenas Donald.
Este é um dos factores, acredito eu, para a popularidade destes dois Donald diferentes, reflectida no facto de a Goody apostar neles recorrentemente: ambos já protagonizaram um Especial; o Superpato partilhou outro com o Superpateta; Double Duck viveu uma extensa saga ao longo de algumas edições da Hiper.

Passando ao volume actual, convém salientar que, para além da narrativa em que pela primeira vez Donald se transforma em super-herói, todas as histórias, com excepção da última, o mostram assumindo o seu conceito original: um super-herói que se quer vingar da prepotência e do desprezo com que normalmente é tratado pelo Tio Patinhas e pelo Gastão – o que realça a integração da personagem no universo habitual.
São cinco longas histórias, escritas com a mestria e loucura habituais por Guido Martina, (muito bem) acompanhado nos lápis por Giovan Battista Carpi (na história da origem) e por Massimo De Vita (nas restantes).
Como senão, uma edição destas pedia um texto introdutório, que citasse as origens da personagem e que explicasse algumas lacunas que poderão ser sentidas por leitores menos familiarizados com o Superpato, como por exemplo a origem dos rebuçados Car-Can (narrada numa história já publicada pela Goody). Bastaria uma ou duas páginas, que não prejudicariam os leitores que apenas se interessam pela banda desenhada, mas seriam uma mais-valia para aqueles que gostam de ir um pouco mais além.
A indicação da data original de publicação destas histórias – como já é feito na BIG – também não era difícil e ajudaria a perceber algumas diferenças – gráficas, de estilo… - entre os relatos.

Disney Especial Superpato
Guido Martina, Elisa Pena e Giorgio Pezzin (argumento)
Giovan Battista Carpi, Massimo De Vita e Giorgio Cavazzano (desenho)
Goody
Portugal, Abril de 2015
145 x 205 mm, 320 p., cor, brochada, 
3,90 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...