19/04/2015

O Menino Quadradinho












Clássico da literatura infanto-juvenil brasileira, em boa altura editado (finalmente) em português pela Booksmile, O Menino Quadradinho é uma alegoria da passagem da infância para a juventude, transportada para o papel como uma passagem da imagem para a palavra.


Por isso, a obra está dividida em duas partes: na primeira, temos a vida do protagonista (o tal menino Quadradinho) dentro dos quadradinhos (que lhe deram nome) cheios de cor e sons, cujos heróis ele tanto admira e onde deseja viver (para sempre), para os mimetizar; depois, surge a (indesejada) transição, quando é “arrancado” das vinhetas para um mundo (a preto e branco, cores da tinta e do papel, menos alegre e divertido…) onde imperam – exclusivamente – as palavras. Que, no entanto, progressivamente, ele aprende também a amar (e a viver) como pontos de partida para (outras tantas) vivências (diferentemente?) estimulantes.
Numa primeira parte homenagem a (grandes) autores de banda desenhada que Ziraldo – também ele autor de BD (ou HQ?) – aprecia - como Will Eisner, Milton Caniff, Burne Hogarth ou Hal Foster - na minha imodéstia recuso-me a partilhar o que Ziraldo nele expressa, pelo não retorno do protagonista aos quadradinhos (sem deixar a 'nova amiga' literatura), pois nada na vida impede – deve impedir – que qualquer leitor possa ao mesmo tempo – na mesma idade… - desfrutar de BD e literatura (como de teatro, cinema, TV, poesia…) - e todas estas artes – ou expressões da Arte? – possam coabitar numa mesma vida.
O que não retira, de alguma forma, o convite à sua leitura e à apreensão de (boa parte) da sua mensagem, pois é também importante que ‘cada menino’ vá sendo alimentado (intelectualmente) com aquilo que o possa fazer crescer e desenvolver-se, seja – não resisto a escrevê-lo de novo – literatura, BD, teatro…

O Menino Quadradinho
Ziraldo
Booksmile
Portugal, Março de 2015
210 x 280 mm, 44 p., cor, cartonado
12,99 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...