26/01/2026

Opções editoriais: uma explicação






Há alturas na vida em que temos de fazer escolhas, do mais diverso tipo; umas mais importantes, outras menos.
Por razões pessoais, fundamentalmente, tenho de reduzir o tempo que dedico a este blog. As opções eram várias, mas apenas duas cumpriam o que eu necessito.

A primeira, era deixar de escrever sobre os livros que leio, o que significaria negar aquilo para que criei As Leituras do Pedro e torna este blog diferente dos outros: “partilhar impressões, sentimentos, vontades e emoções que me deixam as muitas leituras de BD que tenho o privilégio de poder fazer”.

A segunda - e alguns possivelmente já notaram que foi esta a minha opção - era deixar de reproduzir as notas de imprensa que (quase tod)as editoras - e muito bem - enviam.

Quando criei As Leituras do Pedro, esse b(om) hábito não existia e acredito que a minha insistência junto de quem editava livros contribuiu para que essas divulgação se tornasse parte do processo editorial.

Pesei muito esta situação, mas não vejo outra hipótese. Reproduzir as notas de imprensa, passa por transformar os textos em imagem, muitas vezes transformar as imagens para um formato que possibilite a sua publicação, nalguns casos recolher textos e imagens nos sites das editoras... Podem não acreditar, mas há casos em que reproduzir uma nota de imprensa me ocupa mais tempo do que a escrita de alguns dos meus textos pessoais…

Por outro lado, a multiplicação de edições que - felizmente! - temos actualmente no nosso país - leva a que haja meses em que recebo 30, 40 notas de imprensa, a pedirem tratamento e publicação, tornando quase incomportável a escrita (mais) regular dos meus textos de opinião.

Hoje em dia - o que é óptimo - há muitos espaços que fazem - e muito bem - essa divulgação.

As Leituras do Pedro continuarão a divulgar mensalmente, no Calendário BD, todos os lançamentos - e cada vez mais, é necessário procurar a informação, porque ela não chega directa e atempadamente, apesar dos pedidos…

Acho que os visitantes deste blog e os editores mereciam uma explicação. Está dada.
Aos editores, peço que continuem a enviar a informação, que é importante para a posterior escrita e ilustração dos meus textos.

Quanto àqueles que fizeram deste blog um lugar recorrente de visita, espero que entendam a situação e possam encontrar nele outros motivos de interesse para continuarem a passar por aqui.

Boas leituras!

(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...