20/08/2018

Daniel Henriques: "Como fanboy gostaria de fazer algo para o Spawn"



As Leituras do Pedro: Quando começaste a trabalhar para os EUA?
Daniel Henriques: O meu primeiro trabalho foi apenas como ajudante, em 2011 para o Venom 04, revista que curiosamente muitos anos depois o Jorge Coelho desenhou também. Nessa altura ainda tinha um emprego normal; comecei mesmo como freelancer em 2013, maioritariamente a ajudar outros artistas, e comecei depois a trabalhar regularmente a solo para a DC Comics em 2015.

As Leituras do Pedro: Como surgiu essa oportunidade?
Daniel Henriques: Surgiu através de um artista chamado Jonathan Glapion, que me ajudou a melhorar a qualidade do meu trabalho e que pude assistir em algumas edições da Batgirl. Isso fez com que os editores vissem o meu trabalho, felizmente gostaram do que viram e rapidamente me deram oportunidade de colaborar num edição do Green Arrow que foi o meu primeiro trabalho creditado para a DC Comics.

As Leituras do Pedro: O que mudou na tua vida desde essa altura?
Daniel Henriques: A mudança mais importante, que afectou todas as minhas rotinas, foi o facto de ter sido pai em 2015. Como trabalho em casa, isso é algo que afecta tanto as minhas noites como os meus dias de trabalho. A nível profissional a maior mudança será mesmo a relação que tenho com o Robson Rocha, o desenhador com quem colaboro frequentemente. O facto de estar numa parceria estável com um artista e amigo que respeito e admiro, permite-me explorar mais a minha própria arte e definirmos em conjunto o aspecto e abordagem que queremos no nosso trabalho .

As Leituras do Pedro: O que mudou na tua relação com as editoras desde então?
Daniel Henriques: Não houve grandes mudanças, tenho trabalhado em vários títulos e com diversos editores mas felizmente todos têm estado felizes com o trabalho e tenho estado bastante ocupado desde que comecei e até agora.

As Leituras do Pedro: Em que estás a trabalhar agora?
Daniel Henriques: De momento estou a trabalhar numa edição de Teen Titans.

 

As Leituras do Pedro: Qual o teu próximo projecto?
Daniel Henriques: Foi anunciado agora em SDCC que, juntamente com a Kelly Sue DeConnick, o Robson Rocha e o Sunny Cho, vamos fazer o Aquaman.

As Leituras do Pedro: Quais os teus principais trabalhos para os EUA?
Daniel Henriques: Provavelmente o maior título que trabalhei até agora foi o Justice League: Power and Glory, com o Bryan Hitch, e a nível de completo divertimento e prazer os números de Green Lantern que fiz com o Robson Rocha estão no topo dos meus favoritos, mas já trabalhei em diversos títulos como Green Arrow, Mortal Kombat X, Batman Arkham Knight, JLA e Supergirl entre outros.

As Leituras do Pedro: Se fosses tu a escolher que personagem gostavas de desenhar?
Daniel Henriques: Estou muito satisfeito com os personagens que já trabalhei, mas adorava poder fazer algo mesmo no título a solo do Batman, e a nível de fanboy gostaria de poder fazer algo para o Spawn. Spawn e o Todd McFarlane são a principal razão de eu ter escolhido tentar fazer banda desenhada e o fanboy em mim gostava de fazer parte disso.

As Leituras do Pedro: Tens trabalhado sempre como arte-finalista. Por vezes não tens vontade de seres tu a desenhar? Se sim, o que falta para isso?
Daniel Henriques: Eu comecei a desenhar e mudei para arte-finalista para poder colaborar com outros artistas que admiro, de certa forma juntando o fã e o profissional em mim num só. Não tenho grandes ambições de ser desenhador profissional porque gosto bastante do que faço mas tenho intenções de começar a desenhar mais um pouco para meu próprio prazer.

  

As Leituras do Pedro: Como é o teu dia normal de trabalho?
Daniel Henriques: Depende muito dos prazos. Em média trabalho 12/14 horas por dia, mas por vezes chega a ser dia e noite sem parar se o prazo assim o exigir.

As Leituras do Pedro: Quantas páginas desenhas por mês?
Daniel Henriques: A média na indústria e tentar fazer uma página por dia, nunca tenho uma contagem certa porque há dias que faço uma, há dias que faço duas, mas também há páginas bem complicadas que por vezes levam 2 ou 3 dias numa única página, por isso a melhor resposta é mesmo: tento fazer uma página por dia.

As Leituras do Pedro: Vives do teu trabalho nos comics ou tens outras actividades?
Daniel Henriques: Vivo exclusivamente dos comics desde 2013.

As Leituras do Pedro: Gostavas de ver editado em português alguma das obras que desenhaste? Se fosses tu a escolher qual seria?
Daniel Henriques: Gostava de ver o Justice League: Power and Glory editado em português, porque é uma obra com princípio, meio e fim, toda feita pela mesma equipa, e também a run que vamos fazer no Aquaman que estou muito entusiasmado para poder mostrar.

[Esta entrevista, bem como as efectuadas, com o mesmo questionário de base, a André Lima Araújo, Jorge Coelho e Miguel Mendonça, esteve na base do artigo Assinatura nacional nas criações da Marvel e da DC Comics, publicado no Jornal de Notícias de 25 de Julho de 2018.]

(imagens cedidas pelo autor; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...