Um
sinal/um dos sinais/mais um dos sinais - apliquem o que vos soar
melhor - de um mercado em consolidação é a existência de
reimpressões e/ou segundas (terceiras, quartas…) edições.
O
lançamento de três delas em Novembro, levou à escrita destas
linhas.
Obras
que merecem regressar ao mercado porque esgotaram - ou quase - no
editor, sem dúvida nenhuma, apenas por esse (bom) motivo ou (também)
porque mediaticamente ou conjunturalmente tal se justifica.

No
segundo ponto - escrevo eu - ‘encaixa’ a reimpressão da 2.ª
edição de A
Viagem do Elefante, de João Amaral, devido
ao esgotamento dos 2500 exemplares da edição original, a par das
recentes comemorações dos 20 anos do prémio Nobel da Literatura
atribuído a José Saramago, que voltaram a mediatizar o escritor
português - e, eventualmente, por (algum) arrastamento, a adaptação
de um dos seus romances em BD. A sua inclusão no Plano Nacional de
Leitura é mais um ponto a justificar a disponibilização de mais
exemplares.

Sejam
quais forem os motivos, são oportunidades renovadas de descoberta de
obras, de alguma forma já referendadas por um número apreciável de
anteriores leitores...
Death
Note #2 (2.ª edição)
Tsugumi
Ohba (argumento)
Takeshi
Obata (desenho)
Devir
(Portugal, Novembro de 2018)
130
x 190 mm, 200 p., pb, brochado
9,99
€
A
Viagem do Elefante (reimpressão)
Baseado
no Romance de José Saramago
João
Amaral
Porto
Editora
Portugal,
Novembro de 2018
195
x 260 mm, 124 p., cor, cartonado
19,90
€
Comer
Beber (2.ª edição)
Filipe
Melo (argumento)
Juan
Cavia (cor)
Tinta
da China
Portugal,
Novembro de 2018
140
x 195 x 10 mm, 72 p., cor, capa mole
13,90
€
(imagens
disponibilizadas pelas editoras; clicar nelas para as aproveitar em
toda a sua extensão)
Realmente é bom sinal aparente.
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