Um
sinal/um dos sinais/mais um dos sinais - apliquem o que vos soar
melhor - de um mercado em consolidação é a existência de
reimpressões e/ou segundas (terceiras, quartas…) edições.
O
lançamento de três delas em Novembro, levou à escrita destas
linhas.
Obras
que merecem regressar ao mercado porque esgotaram - ou quase - no
editor, sem dúvida nenhuma, apenas por esse (bom) motivo ou (também)
porque mediaticamente ou conjunturalmente tal se justifica.
No
primeiro caso está o
volume #2 de Death
Note, que regressa âs livrarias seis anos
depois do lançamento, sinal inequívoco da popularidade de uma
das melhores sérias de manga do catálogo da Devir.
E que possivelmente indicia que o mesmo virá a acontecer, a seu
tempo, com os restantes volumes da série.
No
segundo ponto - escrevo eu - ‘encaixa’ a reimpressão da 2.ª
edição de A
Viagem do Elefante, de João Amaral, devido
ao esgotamento dos 2500 exemplares da edição original, a par das
recentes comemorações dos 20 anos do prémio Nobel da Literatura
atribuído a José Saramago, que voltaram a mediatizar o escritor
português - e, eventualmente, por (algum) arrastamento, a adaptação
de um dos seus romances em BD. A sua inclusão no Plano Nacional de
Leitura é mais um ponto a justificar a disponibilização de mais
exemplares.
Este
último aspecto aplica-se também a Comer
Beber, de Filipe Melo e Juan Cavia, e terá
mesmo justificado uma nova edição de uma obra que na sua génese,
aparentemente (?), estava destinada a nunca ser reeditada, por
vontade dos autores. O mediatismo de Filipe Melo terá contribuído
para esta decisão editorial, sendo pena que a 2.ª edição deste
livro - cujo primeiro conto o argumentista já adaptou em cinema -
não tenha servido antes para uma nova edição, de maior formato,
qjue a arte merecia. Desta forma, a novidade em relação à anterior
fica-se pela capa, mole e com nova ilustração - e por um preço
(ligeiramente) mais simpático.
Sejam
quais forem os motivos, são oportunidades renovadas de descoberta de
obras, de alguma forma já referendadas por um número apreciável de
anteriores leitores...
Death
Note #2 (2.ª edição)
Tsugumi
Ohba (argumento)
Takeshi
Obata (desenho)
Devir
(Portugal, Novembro de 2018)
130
x 190 mm, 200 p., pb, brochado
9,99
€
A
Viagem do Elefante (reimpressão)
Baseado
no Romance de José Saramago
João
Amaral
Porto
Editora
Portugal,
Novembro de 2018
195
x 260 mm, 124 p., cor, cartonado
19,90
€
Comer
Beber (2.ª edição)
Filipe
Melo (argumento)
Juan
Cavia (cor)
Tinta
da China
Portugal,
Novembro de 2018
140
x 195 x 10 mm, 72 p., cor, capa mole
13,90
€
(imagens
disponibilizadas pelas editoras; clicar nelas para as aproveitar em
toda a sua extensão)
Realmente é bom sinal aparente.
ResponderEliminar